Cineasta Erik Gasparetto apresenta documentário sobre os xetá; mostra reúne fotos históricas e atuais da etnia originária do noroeste do Paraná (Foto Reprodução/PMU)
Uma exposição que busca dar visibilidade a uma etnia quase apagada da história será aberta nesta quinta-feira (12), às 14h, no Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama (PR).
Com entrada gratuita, a mostra “Memória e Resistência Xetá: Ontem, Hoje e Amanhã” integra a programação oficial do 70º aniversário de fundação da cidade.
A iniciativa reúne fotografias históricas e contemporâneas, além da exibição de um documentário inédito que narra a trajetória do povo indígena xetá, originário do noroeste do Paraná.
Dados como extintos até poucas décadas atrás, os xetá reafirmam sua presença por meio de imagens, sons e relatos que compõem a narrativa da exposição.
A mostra apresenta registros realizados por pesquisadores no século 20, além de retratos recentes produzidos por integrantes da própria comunidade indígena, em oficinas audiovisuais ministradas com o apoio do cineasta umuaramense Erik Gasparetto, idealizador do projeto.
A ação é contrapartida de um projeto contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura.
O curta-metragem documental “Somos Xetá”, que será exibido durante o evento, é dirigido por três cineastas da etnia — Nyathe, Tikone e Leandro, moradores da Terra Indígena de São Jerônimo, onde vivem com os povos kaingang e guarani.
Após a sessão, haverá um debate com o cacique xetá e membros da comunidade, promovendo um diálogo direto com o público sobre identidade, território e resistência.
A produção é assinada por Ana Ribas Arte e Cultura, com apoio da Fundação Cultural de Umuarama, Prefeitura e Rune Design.
Exposição e documentário “Memória e Resistência Xetá: Ontem, Hoje e Amanhã”
Local: Centro Cultural Vera Schubert
Abertura: 12 de junho
Horário: 14h
Visitação: até 30 de junho
Entrada gratuita
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais