Umuarama

Exposição resgata memória do povo xetá com fotos e documentário em Umuarama

Uma exposição que busca dar visibilidade a uma etnia quase apagada da história será aberta nesta quinta-feira (12), às 14h, no Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama (PR).

Com entrada gratuita, a mostra “Memória e Resistência Xetá: Ontem, Hoje e Amanhã” integra a programação oficial do 70º aniversário de fundação da cidade.

A iniciativa reúne fotografias históricas e contemporâneas, além da exibição de um documentário inédito que narra a trajetória do povo indígena xetá, originário do noroeste do Paraná.

Dados como extintos até poucas décadas atrás, os xetá reafirmam sua presença por meio de imagens, sons e relatos que compõem a narrativa da exposição.

A mostra apresenta registros realizados por pesquisadores no século 20, além de retratos recentes produzidos por integrantes da própria comunidade indígena, em oficinas audiovisuais ministradas com o apoio do cineasta umuaramense Erik Gasparetto, idealizador do projeto.

A ação é contrapartida de um projeto contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura.

O curta-metragem documental “Somos Xetá”, que será exibido durante o evento, é dirigido por três cineastas da etnia — Nyathe, Tikone e Leandro, moradores da Terra Indígena de São Jerônimo, onde vivem com os povos kaingang e guarani.

Após a sessão, haverá um debate com o cacique xetá e membros da comunidade, promovendo um diálogo direto com o público sobre identidade, território e resistência.

A produção é assinada por Ana Ribas Arte e Cultura, com apoio da Fundação Cultural de Umuarama, Prefeitura e Rune Design.

Serviço

Exposição e documentário “Memória e Resistência Xetá: Ontem, Hoje e Amanhã”
Local: Centro Cultural Vera Schubert
Abertura: 12 de junho
Horário: 14h
Visitação: até 30 de junho
Entrada gratuita

Rudson de Souza

Recent Posts

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

19 minutos ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

2 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

3 horas ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

4 horas ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

5 horas ago

Pedestre de 21 anos morre após atropelamento na avenida Tiradentes, em Umuarama

Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais