Cotidiano

Contra crimes transfronteiriços, PM realiza operações de barreira em Umuarama

Equipes do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) realizaram nesta quarta-feira (11) uma operação de fiscalização de trânsito em Umuarama, com barreiras montadas em dois dos principais corredores da cidade: a Avenida Paraná e a Avenida Portugal.

A ação, segundo a corporação, teve como foco a prevenção de crimes transfronteiriços, cumprimento de mandados de prisão e a checagem de veículos com alerta de furto ou roubo.

Apesar do caráter ostensivo da operação, nenhum crime foi identificado durante as abordagens. Ao todo, foram fiscalizados 39 veículos e 8 motocicletas. A operação resultou em quatro notificações por infrações de trânsito.

De acordo com a PM, ações como essa serão intensificadas com o objetivo de aumentar a segurança nas vias urbanas e combater irregularidades no tráfego.

Fiscalização no fim de maio

Em ação conjunta com a campanha Maio Amarelo, o 25º Batalhão da Polícia Militar do Paraná realizou na no último dia 30 outra grande operação de fiscalização em Umuarama, com foco na repressão à embriaguez ao volante e outras infrações de trânsito. As blitze foram montadas em pontos estratégicos das avenidas Paraná e Maringá, vias de grande circulação na cidade.

Segundo a PM, a operação integra as ações da “Lei Seca” e visa reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito, reforçando o uso de itens obrigatórios de segurança, como o cinto. Ao todo, foram fiscalizados 43 veículos, incluindo oito motocicletas e uma moto elétrica, além de 70 pessoas abordadas.

Dos 52 testes de bafômetro oferecidos, apenas um motorista foi autuado por dirigir sob influência de álcool, o que configura infração gravíssima segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e implica multa de R$ 2.934,70, além da suspensão da CNH.

Entre as 36 autuações registradas, a mais comum foi a falta de uso do cinto de segurança, com 26 registros (art. 167 do CTB). Outras infrações incluíram condução por motoristas não habilitados (3), permitir que pessoas sem CNH assumissem a direção (3), dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias (1) e uso de película em desacordo com a legislação (1).

Houve ainda um veículo flagrado circulando sem estar devidamente licenciado. A operação utilizou o apoio de etilômetros e agentes capacitados para identificar comportamentos de risco.

A PMPR reforça que operações como esta têm caráter preventivo e educativo, além de punitivo. “O objetivo é salvar vidas e promover a segurança viária, combatendo condutas que colocam a coletividade em risco”, afirmou o comando do 25º BPM.

A Operação Lei Seca deve continuar ao longo dos próximos dias em diversas regiões do Paraná, especialmente nas cidades com maior índice de acidentes.

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais