Foto ilustrativa: AEN
Os institutos de meteorologia Inmet e o Simepar divulgaram alertas de possibilidade de geada em partes do Paraná nesta quarta-feira (11). A frente fria que chegou ao estado causou o declínio de temperatura e algumas regiões, principalmente ao Sul, devem ter um início de manhã ‘congelante’.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a geada deve ocorrer entre às 4h da madrugada e às 7h da manhã desta quarta. O órgão divulgou um aviso amarelo, que indica perigo potencial. Os riscos são de leve perda de plantações.
O Inmet alerta para temperatura mínima de até 3ºC na área amarela do mapa abaixo. O aviso abrange os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. As pessoas podem acionar a Defesa Civil, através do telefone 199, em caso de emergências.
Apesar de Umuarama estar na faixa de alerta de geada do Inmet, há pouca possibilidade de isso acontecer. O sistema de meteorologia paranaense prevê que a Capital da Amizade terá temperaturas entre 9ºC e 21ºC nesta quarta. O céu deve permanecer ensolarado ao longo do dia.
O instituto de meteorologia do Paraná, Simepar, dispõe do sistema Alerta Geada para avisar os moradores e produtores rurais sobre a ocorrência deste tipo de fenômeno.
Para esta quarta-feira, o Alerta Geada informa que no período da manhã ocorre o estabelecimento de uma massa de ar frio e seco sobre o Paraná. Este fator, aliado ao céu predominantemente claro e aos ventos fracos, favorecem a formação de geada de intensidade fraca a moderada.
O Simepar divulgou que a área mais propensa à formação de geada nesta quarta é o Sul do estado. No entanto, os moradores das regiões Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste e Campos Gerais também podem registrar geada.
Além disso, a equipe do Simepar informa que a massa de ar polar mantém as temperaturas baixas no Paraná nesta quarta-feira. Há uma maior tendência para uma tarde praticamente sem nebulosidade no estado. A partir do anoitecer as temperaturas apresentam um declínio significativo.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais