Brasil

STF inicia interrogatório de Bolsonaro e mais sete réus por suspeita de trama golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta segunda-feira (9) a ouvir o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus. Eles são acusados de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado. Os interrogatórios estão sendo conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

As oitivas ocorrem presencialmente na sede do STF, em Brasília. A previsão é que essa fase do processo seja concluída até a próxima sexta-feira (13). Todos os depoimentos fazem parte da ação penal que investiga o planejamento e a articulação de uma ruptura institucional no país.

O primeiro a prestar depoimento é o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Ele é um dos principais delatores do caso e começou a ser ouvido na tarde desta segunda.

A ordem dos próximos depoimentos seguirá critério alfabético. São eles: Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal; Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Jair Bolsonaro, ex-presidente da República; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Walter Braga Netto, general da reserva e ex-vice da chapa de Bolsonaro em 2022.

A partir desta terça-feira (10), os depoimentos estão marcados para iniciar às 9h. A Procuradoria-Geral da República, representada por Paulo Gonet, também poderá questionar os réus, assim como as defesas de outros acusados.

O único interrogatório realizado por videoconferência será o do general Braga Netto. Preso desde dezembro de 2024, ele é acusado de obstruir investigações e tentar acessar informações sigilosas da delação de Mauro Cid.

Essa etapa é considerada decisiva no processo que apura as ações para minar o sistema democrático no Brasil. O caso mobiliza atenção política e jurídica em todo o país.

(OBemdito com informações RICTV)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Umuarama: Feira do produtor está mantida neste domingo de eleições

A tradicional Feira do Produtor de Umuarama está mantida neste domingo (4) mesmo sendo dia…

36 minutos ago

PM de Perobal prende homem que descumpriu medida protetiva no quintal da ex-mulher

A medida protetiva judicial não impediu que um homem invadisse a casa da ex-mulher na…

1 hora ago

45 km: Vídeo mostra equipe aérea da PM e BPFron perseguindo cigarreiro na PR-323

Um vídeo do Comando de Aviação (ComAv) da Polícia Militar (PM) de Umuarama mostra a…

2 horas ago

Missa de 7º Dia de Pedro Victorino Filho, fundador da Retook Jeans, será neste domingo

A Missa de Sétimo Dia de Pedro Victorino Filho, empresário e fundador da Retook Jeans…

3 horas ago

Eleições 2026: Confira quem são os candidatos ao governo do Estado do Paraná

Estado tem 8,6 milhões de pessoas aptas a votar este ano

3 horas ago

Requião Filho encerra campanha de primeiro turno com caminhada no Centro de Curitiba

Requião Filho (PDT) fez a caminhada de encerramento da campanha de primeiro turno no Centro…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais