Brasil

STF inicia interrogatório de Bolsonaro e mais sete réus por suspeita de trama golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta segunda-feira (9) a ouvir o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus. Eles são acusados de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado. Os interrogatórios estão sendo conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

As oitivas ocorrem presencialmente na sede do STF, em Brasília. A previsão é que essa fase do processo seja concluída até a próxima sexta-feira (13). Todos os depoimentos fazem parte da ação penal que investiga o planejamento e a articulação de uma ruptura institucional no país.

O primeiro a prestar depoimento é o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Ele é um dos principais delatores do caso e começou a ser ouvido na tarde desta segunda.

A ordem dos próximos depoimentos seguirá critério alfabético. São eles: Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal; Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Jair Bolsonaro, ex-presidente da República; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Walter Braga Netto, general da reserva e ex-vice da chapa de Bolsonaro em 2022.

A partir desta terça-feira (10), os depoimentos estão marcados para iniciar às 9h. A Procuradoria-Geral da República, representada por Paulo Gonet, também poderá questionar os réus, assim como as defesas de outros acusados.

O único interrogatório realizado por videoconferência será o do general Braga Netto. Preso desde dezembro de 2024, ele é acusado de obstruir investigações e tentar acessar informações sigilosas da delação de Mauro Cid.

Essa etapa é considerada decisiva no processo que apura as ações para minar o sistema democrático no Brasil. O caso mobiliza atenção política e jurídica em todo o país.

(OBemdito com informações RICTV)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia de Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

27 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

51 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

1 hora ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais