Parte do grupo que estava no acampamento na tarde desta sexta-feira se dedicava à montagem da estrutura para receber mais pessoas - Fotos e vídeo: Danilo Martins/OBemdito
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que se instalou em Umuarama está se preparando para a chegada de mais pessoas no fim de semana. OBemdito esteve no acampamento na tarde desta sexta-feira (6) e conversou com alguns integrantes.
Um grupo ligado ao MST se instalou em uma propriedade rural de Umuarama na região da Estrada Divisora na última quinta-feira (5). A montagem das habitações teve início por volta das 6h e, ao longo do dia, várias famílias foram chegando. Apesar de ainda ser modesto, o acampamento deve ganhar mais volume neste fim de semana.
A direção estadual do MST prevê a chegada de mais algumas dezenas de integrantes neste sábado (7) e no domingo (8). Nesta sexta-feira OBemdito conversou novamente com um dos líderes do movimento no Paraná, o senhor Ireno Prochnow, de 73 anos. Na entrevista, Ireno explicou como funciona um acampamento nos aspectos relacionados com saúde, educação e organização interna.
Nesta sexta o acampamento já contava com água e energia elétrica. No local era possível ver várias pessoas se dedicando com afinco à montagem dos barracos de bambu e lona. Enquanto isso, outro grupo estava na cozinha preparando a refeição e, ainda, havia membros que desempenhavam tarefas de organização do espaço. Parte dos integrantes estava na sede da cidade trabalhando. E, enquanto a equipe de reportagem estava local, um grupo de crianças e adolescentes foi ao mercado mais próximo.
A propriedade onde o grupo do MST se instalou em Umuarama foi arrendada pelo movimento. A área é de um antigo membro do MST, José Cosme Dionísio Ferreira, de 53 anos. O produtor rural está na propriedade há 12 anos e lá cultiva mandioca e milho.
De acordo com Ireno, a instalação deste acampamento não visa a produção agrícola, mas sim pressionar o Governo Federal para desapropriar terras em Umuarama e municípios da região. “O MST organiza os trabalhadores para cobrarem do governo federal e do Incra que se faça uma distribuição de terra. E com essa distribuição de terra a gente possa fazer os trabalhadores terem terra para produzir comida, para ele se sustentar e também sustentar a nação brasileira”.
O Sindicato Rural de Umuarama encaminhou a OBemdito uma nota a respeito do acampamento do MST no município. O presidente Sidney Lujan assina a nota e informa o posicionamento do Sindicato, que representa localmente a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná). Segue abaixo a nota, na íntegra:
“Sr. Sidney Lujan Presidente do Sindicato Rural de Umuarama comunica que de acordo com o parecer do Tenente Coronel Claudio da Policia Militar, nos informou que em contato com líder do movimento MST não haverá invasão, estão acampados na região aguardando uma liberação do Incra de uma propriedade para reforma Agrária. Sindicato Rural de Umuarama e a Faep estão atentos e empenhados para que não aja invasão em terras nossa região”.
Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…
Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…
Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…
Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…
Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…
Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…
Este site utiliza cookies
Saiba mais