Foto: Assessoria PMU
A oportunidade de um emprego pode representar o resgate da dignidade de um homem condenado criminalmente. A afirmação foi feita pelo diretor do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná), Francisco Alberto Caricati, durante reunião com o prefeito interino, Hermes Pimentel, na manhã desta quarta-feira (20), quando apresentou projeto de reinserção de pessoas privadas de liberdade ao mercado de trabalho.
Na Carta de Serviços apresentada por Caricati, o Depen propõe um convênio onde disponibiliza mão de obra prisional para a execução de serviços essenciais para a Prefeitura, como execuções dos serviços de manutenção de prédios públicos, limpeza e pintura de vias urbanas, roçadas e serviços do gênero. “Temos consciência de que há carência desse tipo de trabalhador na administração pública e esse convênio será de grande valia para ambas as partes”, observou.
O diretor explicou que o custo final do preso é de 85% do salário-mínimo por mês – algo em torno de R$ 935 –, sendo que 75% vai para uma conta bancária do preso e os outros 10% são recolhidos ao Fundo Penitenciário do Estado (Fupen), a título de despesas administrativas. “Como neste caso não há repasse de valores em dinheiro ao trabalhador, não se classifica como transferência voluntária, o que dispensa o empregador do lançamento do Sistema Integrado de Transferência (SIT) do Tribunal de Contas do Paraná, facilitando ainda mais a gestão do convênio”, detalhou.
Pimentel afirmou que acredita que esse convênio realmente pode transformar a vida de muitas pessoas. “Vamos encaminhar todos os documentos para que sejam analisados por nosso departamento jurídico e depois vamos nos reunir com os diretores e secretários, a fim de colocarmos esse projeto em prática. Sou realmente uma pessoa que acredita que o trabalho é transformador e, no que depender da nossa administração, a luta por oportunidades de empregos sempre estará em nossa pauta”, garantiu.
(Assessoria PMU)
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais