Cotidiano

Homem é preso por apontar laser contra helicóptero da PM; uso do dispositivo é crime

Um homem de 29 anos foi preso na noite da última quinta-feira (29), em Curitiba, após apontar um dispositivo de laser contra um helicóptero da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

A aeronave Falcão 12, do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), realizava patrulhamento no bairro Boqueirão quando teve sua visibilidade comprometida pela luz projetada, o que colocou em risco a tripulação e pessoas em solo.

A ação, considerada grave pela corporação, mobilizou também o Batalhão de Choque, que localizou o suspeito com base nas coordenadas repassadas pela tripulação aérea.

De acordo com o capitão Maikon Venâncio, oficial de Comunicação e piloto do BPMOA, o uso de lasers contra aeronaves, especialmente à noite, pode provocar desorientação nos pilotos e acidentes de grandes proporções.

“A utilização de laser é extremamente perigosa, principalmente nas operações que ocorrem à noite, porque ao ofuscar a visão do piloto, pode causar desorientação de toda a tripulação”, disse Venâncio.

O autor do disparo de laser, um homem de nacionalidade venezuelana, foi encaminhado à 1ª Central de Flagrantes. A Polícia Civil dará continuidade à investigação.

Além do risco, o ato configura crime previsto no artigo 261 do Código Penal, que trata sobre expor ao perigo embarcação ou aeronave. A pena varia de dois a cinco anos de reclusão, podendo ser ampliada em casos de agravamento.

Segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), o Brasil registrou 1.434 notificações de emissão de raio laser contra aeronaves em 2023, um aumento em relação aos anos anteriores que preocupa as autoridades de aviação e segurança pública.

A PMPR reforça que suas aeronaves contam com tecnologia embarcada capaz de identificar com precisão a origem de ataques com laser, permitindo rápida resposta das viaturas em solo. A população pode denunciar casos semelhantes por meio do telefone 190, com garantia de anonimato.

Rudson de Souza

Recent Posts

Mãe e filha ficam feridas após carro bater em poste no Jardim Interlagos, em Umuarama

Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…

8 minutos ago

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

23 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

50 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

1 hora ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

1 hora ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais