Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Paraná registrou nesta quinta-feira (29) o dia mais frio do ano, com temperaturas próximas de zero grau em diversas regiões do estado. O município de Palmas, localizado na região sul, marcou a mínima de 0,6°C. A chegada de uma frente fria que avança pelo Sul do país derrubou as temperaturas em todas as regiões paranaenses — inclusive naquelas tradicionalmente mais quentes.
As mínimas surpreenderam até cidades do norte e noroeste, onde os termômetros marcaram menos de 4°C. Em Umuarama, por exemplo, a mínima foi de 4,6°C às 7h, com sensação térmica de 4°C, de acordo com os dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Na capital Curitiba, conhecida pelo frio típico, os termômetros registraram 5,8°C nas primeiras horas da manhã, com sensação térmica de apenas 1°C. Este foi o amanhecer mais gelado do ano na cidade.
De acordo com o Simepar, a estabilidade atmosférica voltou a predominar no Paraná nesta quinta-feira, resultado da atuação de uma intensa massa de ar frio e seco. Esse sistema reforçou o resfriamento e, como resultado, proporcionou um amanhecer gelado, especialmente nas regiões situadas na metade sul do estado.
As condições meteorológicas também favoreceram a formação de geada fraca e pontual em áreas mais baixas, principalmente em fundos de vales. No entanto, os ventos vindos do quadrante sul/sudoeste ajudaram a inibir a formação de geada mais generalizada. Ainda entre a madrugada e a manhã, houve chance de chuvas fracas e chuviscos nas regiões centro-sul, sudoeste e oeste. Em áreas próximas à divisa com Santa Catarina, o Simepar apontou até a possibilidade, ainda que remota, de ocorrência de chuva congelada.
A tendência para sexta-feira (30) é de que a estabilidade atmosférica continue predominando em todo o estado. As temperaturas devem seguir baixas em todas as regiões, com previsão de novo amanhecer gelado. Conforme o Simepar, no extremo sul, são esperados valores próximos a 0°C ou até mesmo negativos.
O Simepar alerta para a formação de geada mais abrangente, com potencial para atingir intensidade moderada a forte, especialmente no centro-sul do estado. A massa de ar frio permanece atuando com força e deve manter o clima gelado pelo menos até o fim da semana.
Confira a lista com as cidades que registraram as temperaturas mais baixas do estado nesta quinta-feira (29), segundo dados oficiais do Simepar:
Leia também: Inmet emite alerta de perigo para queda de temperatura
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais