Brasil

Entregou a declaração imposto de renda? Veja o que fazer após o envio ao Fisco

Falta menos de uma semana para o fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda (IR) 2025, que vai até o dia 30 de maio. Mas hoje a conversa é com quem já fez sua parte e enviou a declaração de ajuste anual. Se você achou que, ao clicar em “enviar”, tinha terminado tudo… melhor respirar fundo. Ainda tem algumas etapas importantes pela frente.

O professor Deypson Carvalho, da UDF, explica que é fundamental acompanhar o processamento da declaração mesmo depois do envio:

“Após a entrega da Declaração de Ajuste Anual, é recomendável que o contribuinte faça o acompanhamento do seu processamento na base de dados da Receita Federal do Brasil. O monitoramento é realizado acessando o ‘portal e-CAC na página da Receita Federal’ com a conta gov.br nos níveis Ouro ou Prata. Dentro do e-CAC, acesse a opção ‘Meu Imposto de Renda’ e escolha o exercício da Declaração pretendida.

O acompanhamento se faz necessário porque permite a visualização do resultado de processamento da declaração e, em caso de malha fiscal, possibilita ao contribuinte fazer a autorregularização, isto é, identificar as inconsistências apontadas pela Receita Federal e adotar os procedimentos corretivos antes de qualquer procedimento de ofício por parte do fisco”.

Leia também: Começa nesta sexta a consulta à restituição do Imposto de Renda; confira como fazer

Retificação e correções

Caso você encontre algum erro ou inconsistência após consultar o status da declaração no e-CAC, é possível corrigir os dados enviando uma declaração retificadora. Esse envio é feito pelos mesmos canais usados na declaração original. Nada de pânico — retificar é comum e pode evitar dores de cabeça maiores, como cair na malha fina e ter que prestar contas com a Receita depois.

Organização é tudo

Outro ponto que merece atenção é o cuidado com a documentação. O professor David Daniel, da Faculdade Anhanguera, lembra que é necessário manter todos os papéis e comprovantes que serviram de base para a declaração guardados por, no mínimo, cinco anos. A Receita pode pedir esses documentos a qualquer momento dentro desse período para conferência.

“É essencial guardar todos os comprovantes e documentos utilizados na declaração por, no mínimo, 5 anos, já que a Receita pode solicitá-los nesse período para conferência. Se houver imposto a pagar, é preciso ficar atento aos prazos, para não incorrer em juros e multa. O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado”, orienta o professor.

Imposto a pagar ou restituição?

Se você declarou e descobriu que tem imposto a pagar, não perca o prazo das parcelas ou da quitação à vista. Caso contrário, pode acabar arcando com juros e multas. Já quem tem valores a receber da Receita deve ficar de olho no calendário de restituições.

“Já quem tem direito à restituição pode acompanhar o calendário de pagamentos pelo próprio portal e-CAC ou pelo aplicativo da Receita Federal. As restituições são pagas em lotes e corrigidas pela taxa Selic até a data do crédito. Portanto, mesmo após o envio da declaração, ainda há etapas importantes: acompanhar, corrigir, se necessário, manter os documentos organizados e controlar os pagamentos ou restituições”, finaliza David Daniel.

Prazo está acabando

E se você ainda não entregou sua declaração do IR 2025, atenção: o prazo termina no dia 30 de maio. Até lá, dá tempo de organizar os documentos e cumprir com essa obrigação fiscal. E depois disso, lembre-se: o envio é só uma parte do processo. Acompanhar o andamento, corrigir erros, guardar os comprovantes e se organizar para pagar ou receber são atitudes que evitam dor de cabeça no futuro.

Confira todos os conteúdos da Série Tira-Dúvidas do IR 2025 clicando aqui.

(OBemdito com informações Agência Brasil)

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

16 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

18 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais