Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os interessados têm até o dia 6 de junho para se inscrever por meio da Página do Participante, no site oficial do Inep: enem.inep.gov.br/participante.
A taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e pode ser paga até 11 de junho por boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou débito. O boleto é gerado automaticamente na Página do Participante. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa, com exceção dos candidatos isentos.
Além da inscrição, também devem ser feitas entre 26 de maio e 6 de junho as solicitações para uso do nome social e o pedido de atendimento especializado. O resultado desse atendimento será divulgado em 13 de junho, e o prazo para recurso vai de 16 a 20 de junho. A resposta final sai no dia 27 de junho.
As provas serão aplicadas em dois domingos: nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção das cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde os exames acontecerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30 — conferência internacional sobre mudanças climáticas — marcada para ocorrer entre 10 e 21 de novembro na capital paraense.
Leia também: Isenção na conta de energia: veja quem pode receber o benefício anunciado pelo governo
As inscrições no Enem 2025 exigem atenção a alguns passos importantes. Confira o passo a passo para garantir sua participação:
A isenção da taxa é automática para estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas neste ano de 2025, mesmo que não tenham feito solicitação prévia. Eles devem apenas confirmar a inscrição no período regular.
Participantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que utilizarem os resultados do Enem para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência também não precisam pagar. Para esses casos, o sistema nem mesmo gera boleto.
Quem já solicitou a isenção anteriormente também precisa, obrigatoriamente, confirmar a inscrição agora para garantir a participação na prova.
Uma das principais novidades do Enem 2025 é a ficha de inscrição preenchida previamente para estudantes de escolas públicas. A medida, anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, busca facilitar o processo de inscrição para esse grupo.
“Basta o aluno entrar no endereço da página, confirmar a inscrição e fazer a opção pela prova de línguas”, afirmou o ministro.
Outra mudança importante é a volta do Enem como via para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio. Para conseguir o certificado, o candidato precisa atingir pelo menos 450 pontos em cada uma das provas e obter no mínimo 500 pontos na redação.
O Enem segue como uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, seja por meio do Sisu, Prouni ou Fies. Além disso, os resultados também são utilizados por diversas instituições internacionais. Por isso, atenção aos prazos e detalhes da inscrição é essencial para quem deseja aproveitar essa oportunidade.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais