Foto: Assessoria PMU
Após a captura de dois escorpiões próximos aos banheiros da 20ª Ciretran – unidade do Detran em Umuarama –, na última sexta-feira, uma equipe do Serviço de Vigilância Ambiental realizou busca ativa nesta segunda-feira (18), e encontrou mais um espécime.
Tem sido comum o aparecimento de animais peçonhentos na Zona 5, região próxima à Praça Anchieta, por isso as autoridades de saúde recomendam que a população permaneça atenta.
Embora a picada seja dolorida, os escorpiões pretos não representam grande perigo. Os mais venenosos são os amarelos, principalmente para crianças, idosos e pessoas com a saúde debilitada.
“Os dois tipos foram encontrados no Detran e funcionários relataram que escorpiões já foram vistos em outras ocasiões. Nestes casos é importante informar a saúde para o mapeamento dos locais, a busca ativa – que pode recolher outros espécimes – e para orientação às pessoas”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Roberto da Silva.
Desde janeiro deste ano, já foram achados 20 escorpiões amarelos na região da Praça Anchieta, que lidera a estatística em Umuarama. Também houve 15 capturas no Conjunto Guarani, seis no Parque Jabuticabeiras, cinco no Jardim Modelo e quatro no Conjunto Verde Vale.
“O atendimento dos casos envolvendo escorpiões ficou limitado à coleta, durante a pandemia. Agora reativamos a equipe e voltamos com buscas ativas e orientações, justamente na época de mais atividade dos animais devido ao período de procriação”, acrescentou o coordenador.
Carlos Roberto orienta que, para prevenir o surgimento de escorpiões, a população deve manter os quintais limpos, sem presença de entulho de construção, telhas, lajotas e madeiras, e dedetizar as casas com frequência para eliminar baratas e insetos – que fazem parte da cadeia alimentar e atraem escorpiões e aranhas peçonhentas.
“Eles circulam pelo esgoto, à procura de baratas, e por isso costumam aparecer nos banheiros com mais frequência”, completou.
A equipe de animais peçonhentos da Vigilância Ambiental continuou com as buscas ativas na tarde de segunda-feira e nesta terça, no Parque Jabuticabeiras e nas imediações do Centro de Convivência do Idoso, na Zona V. Caso encontre escorpiões em casa ou demais estabelecimentos, a população deve entrar em contato com a vigilância pelos fones (44) 3639-1930 e 98457-1254.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais