Paraná

Cidade Gaúcha: Tartarugas encontradas em estação de tratamento são resgatadas

Empregados da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) resgataram 18 tartarugas da espécie tigre-d’água na lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto Ipiranga, no município de Cidade Gaúcha, no Noroeste do Estado.

A espécie era vista com frequência no local. Porém, com a desativação da lagoa em agosto do ano passado, após mudança para um novo modelo de tratamento do esgoto, a água baixou e as tartarugas começaram a ficar presas na lama.

Num trabalho voluntário envolvendo trabalhadores da Companhia, da empresa terceirizada que presta serviços à Sanepar e da Secretaria de Meio Ambiente de Cidade Gaúcha, elas foram removidas para poderem sobreviver e se reproduzir.

“Depois da desativação comentei com os colegas da terceirizada que, assim que víssemos as tartarugas saindo da lagoa, fizéssemos algo para levá-las a um ambiente onde pudessem sobreviver”, afirma o empregado da Sanepar André Barbosa da Silva.

André, então, entrou em contato com o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente do município, Vinícius Biasuz, sugerindo a remoção de algumas das tartarugas para a lagoa da Vila Rural Fiorenço Baréa. “Está sendo feito um parque ali, e como elas são de ambiente aquático é um bom lugar para viverem e também poderem desovar”, explica Biasuz.

As demais foram realocadas para uma fazenda próxima, sob a orientação de um médico veterinário. “O André nos procurou perguntando se teríamos como receber as tartarugas na fazenda, onde há uma represa e dois lagos com peixes, que também podem servir de alimento. O médico veterinário nos orientou quanto aos cuidados e, conhecendo o local, disse que seria um ótimo ambiente para viverem em segurança e poderem se reproduzir”, explica Lucas Feroldi, um dos filhos do proprietário da fazenda.

“Foi um trabalho muito gratificante porque a gente sabe que, com isso, está permitindo que esses animais tenham um habitat seguro e adequado, já que são de pequeno porte e não nativos da nossa região, mas que precisam ser cuidados”, completa André.

(Assessoria AEN)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

6 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

6 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

6 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

7 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

7 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais