Umuarama

Morre aos 88 anos Dona Antonia Kumisaki, pioneira de Umuarama

Faleceu nesta quarta-feira (21), aos 88 anos, a pioneira de Umuarama, dona Antonia Yoshiko Saito Kumisaki. Ela morreu em decorrência de complicações no aparelho digestivo, segundo informações da família.

Viúva do também pioneiro Sanziro Kumisaki, falecido em 2019, Antonia foi uma das primeiras moradoras da cidade. O casal chegou a Umuarama em 1962, vindo da cidade de Pirapozinho, no interior de São Paulo. Sanziro foi proprietário da antiga Mercearia Pirapozinho, referência comercial na época da fundação do município.

O corpo está sendo velado na Capela do Prever, e o sepultamento foi marcado para as 17h30 desta quarta-feira, no Cemitério Municipal de Umuarama. Familiares, amigos e membros da comunidade prestam as últimas homenagens à matriarca.

Dona Antonia deixa quatro filhos, seis netos e três bisnetos. A família agradece as manifestações de carinho e solidariedade neste momento de luto. A história de Dona Antonia se confunde com a da própria cidade.

Sua presença contribuiu com o desenvolvimento social e comercial de Umuarama nas primeiras décadas da fundação do município. A memória da pioneira será lembrada pela dedicação à família e à comunidade local. Sua trajetória representa a força e a coragem dos primeiros moradores que ajudaram a construir Umuarama. OBemdito deseja forças à família neste momento de dor.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Hilux é furtada durante a madrugada em frente a hotel em Umuarama

Uma caminhonete Toyota Hilux foi furtada durante a madrugada desta quarta-feira (7), na Rua Doutor…

19 minutos ago

PCPR deflagra operação contra organização suspeita de tráfico de cocaína em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou na manhã desta quarta-feira (7) a Operação Beverly…

40 minutos ago

Nível da água do Rio Paraná está 1 metro acima do normal nos Portos Camargo e Figueira; com vídeos

Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água no Rio Paraná está, pelo…

11 horas ago

Em ofensiva contra as apostas, cerca de 13,2 mil sites de bets ilegais são bloqueados

O governo federal informou nesta terça-feira (6) que já pediu o bloqueio de 13.241 sites…

11 horas ago

PM prende duas mulheres por tráfico na região da antiga rodoviária e apreende crack

A Polícia Militar (PM) prendeu duas mulheres por tráfico de drogas na região da antiga…

12 horas ago

PGR encaminha ao STF parecer favorável à retomada de visitas de Flávio Bolsonaro ao pai

Jair Bolsonaro está impedido de receber o senador em prisão domiciliar

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais