Ação desta quarta-feira (21) mira organização criminosa que atua com recursos ilícitos na região de fronteira do Paraná (Foto Polícia Federal)
A Delegacia da Polícia Federal de Guaíra deflagrou nesta quarta-feira (21) a Operação Bragado, com o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro vinculado a facções criminosas que atuam com tráfico de drogas e armas na região de fronteira.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão no município de Pato Bragado, no Oeste do Paraná, com ordens expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba.
Segundo as investigações, o grupo utilizava diversas estratégias para ocultar e dissimular a origem dos recursos ilícitos. Entre elas estão a criação de empresas de fachada, negócios simulados com imóveis, uso de veículos e transportadoras, além do emprego de empresas reais para inserir o dinheiro sujo na economia formal.
De acordo com a Polícia Federal, a facilidade de movimentação e a rápida inserção dos valores no mercado foram fatores determinantes para a escolha dessas estruturas criminosas.
As investigações, baseadas em análises fiscais, financeiras e patrimoniais, demonstraram um complexo esquema de dispersão de capital por meio de diferentes empresas ligadas aos investigados.
A operação faz parte de um esforço para recuperar ativos financeiros ligados à prática ou ao financiamento de crimes, com foco na apreensão de valores, reparação de danos, indenização às vítimas e reversão dos lucros ilícitos ao Estado.
Durante a ação, os agentes concentraram esforços na coleta de provas que ajudem a elucidar a autoria, materialidade e o modus operandi da organização criminosa. A Polícia Federal não informou se houve prisões nesta fase da operação. As investigações continuam.
(OBemdito com informações da Polícia Federal)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais