Cotidiano

Fronteira: PF deflagra operação contra esquema de lavagem de dinheiro ligado a facções criminosas

A Delegacia da Polícia Federal de Guaíra deflagrou nesta quarta-feira (21) a Operação Bragado, com o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro vinculado a facções criminosas que atuam com tráfico de drogas e armas na região de fronteira.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão no município de Pato Bragado, no Oeste do Paraná, com ordens expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba.

Segundo as investigações, o grupo utilizava diversas estratégias para ocultar e dissimular a origem dos recursos ilícitos. Entre elas estão a criação de empresas de fachada, negócios simulados com imóveis, uso de veículos e transportadoras, além do emprego de empresas reais para inserir o dinheiro sujo na economia formal.

De acordo com a Polícia Federal, a facilidade de movimentação e a rápida inserção dos valores no mercado foram fatores determinantes para a escolha dessas estruturas criminosas.

As investigações, baseadas em análises fiscais, financeiras e patrimoniais, demonstraram um complexo esquema de dispersão de capital por meio de diferentes empresas ligadas aos investigados.

A operação faz parte de um esforço para recuperar ativos financeiros ligados à prática ou ao financiamento de crimes, com foco na apreensão de valores, reparação de danos, indenização às vítimas e reversão dos lucros ilícitos ao Estado.

Durante a ação, os agentes concentraram esforços na coleta de provas que ajudem a elucidar a autoria, materialidade e o modus operandi da organização criminosa. A Polícia Federal não informou se houve prisões nesta fase da operação. As investigações continuam.

(OBemdito com informações da Polícia Federal)

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais