Cotidiano

Policial militar é acusado de cobrar suborno em encontro íntimo no Arpoador

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de pelo menos sete homens sendo abordado por um policial militar durante um “surubão” na Pedra do Arpoador, na zona sul do Rio de Janeiro. As imagens teriam sido gravadas à noite, no primeiro fim de semana de maio, período em que a cidade estava movimentada devido ao show de Lady Gaga em Copacabana.

Segundo os relatos, dois policiais militares participaram da abordagem, embora apenas um apareça na gravação. Ele está com o uniforme tradicional dos PMs que fazem a segurança das praias cariocas, armado e com uma lanterna em mãos. Ao iluminar as pedras do Arpoador, surgem ao menos sete rapazes — um deles completamente nu e os demais em trajes de banho ou roupas casuais. Eles vão saindo de diferentes pontos das pedras, aparentemente surpreendidos pela presença policial.

Suposta extorsão filmada

Nas imagens, um dos rapazes mexe na carteira enquanto o policial segura um celular. Outro jovem parece fazer um Pix e mostra a tela do celular com o que seria o comprovante do pagamento. A pessoa que grava o vídeo comenta que os policiais “só querem propina”.

“É para isso que eles descem… Ó, mostrando o comprovante do Pix, contando dinheiro para pagar… Eles só botam medo para ganhar dinheiro”, diz a testemunha enquanto registra a cena. Em seguida, outras pessoas gritam “libera”, pedindo que os PMs deixem os homens irem embora.

Um jovem de 26 anos, que preferiu não ser identificado, afirma ter pago em dinheiro para não ser preso. Ele estava na cidade a passeio e relatou sentir-se humilhado com a situação.

Leia também: PM demitido por abandono de posto é investigado por furto de orquídea

Investigação da PM

A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou, por meio de nota, que vai analisar as imagens que circulam nas redes sociais para identificar os envolvidos e apurar se houve ou não cobrança de propina. A corporação destacou que não recebeu nenhuma comunicação formal ou denúncia oficial sobre o caso até o momento.

Reincidência nas abordagens

Relatos de pessoas que costumam frequentar locais conhecidos por práticas sexuais ao ar livre no Rio afirmam que a cobrança de propina por policiais não é um fato isolado. Segundo eles, a extorsão em troca de liberdade é algo que acontece com frequência há anos.

O Aterro do Flamengo, também na zona sul, é citado como um dos locais mais visados por quem gosta desse tipo de atividade. Um frequentador conta que precisou pagar para ser liberado após uma abordagem semelhante. Outro relatou que um casal de amigos foi levado por uma viatura da PM até um caixa eletrônico para sacar dinheiro e entregar aos policiais.

Caso semelhante no início do ano

No começo de 2025, um vídeo semelhante viralizou nas redes sociais ao mostrar uma orgia com dezenas de homens na mesma Pedra do Arpoador. Segundo a Polícia Civil, cerca de 30 pessoas participaram do “surubão”, a maioria turistas de fora do estado ou do país. A investigação não conseguiu avançar na identificação dos envolvidos por causa da dificuldade de rastrear os visitantes.

O que diz a lei

De acordo com o artigo 233 do Código Penal, praticar ato libidinoso em local público é crime, com pena de três meses a um ano de detenção ou multa. Já o artigo 317 do mesmo código trata da corrupção passiva — quando um agente público solicita ou recebe vantagem indevida — e prevê pena de dois a 12 anos de prisão, além de multa.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia Independente de Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

13 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

37 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

58 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais