Fotos: Heloiza Vieira
Umuarama sediou um importante evento sobre autismo na quarta-feira (14), visando a formação para educadores da região. A capacitação sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) era voltada para professores da rede pública e foi promovida pelo Núcleo Regional de Educação (NRE).
O encontro reuniu cerca de 600 professores de 68 escolas, abrangendo 19 municípios. Além disso, representantes de instituições especializadas em educação especial participaram da capacitação.
A programação foi conduzida pela equipe do GEN (Grupo Evolução e Neurodiversidade). A médica pediatra e mãe de uma criança com autismo, dra. Leslye Sartori Iria, a neuropsicóloga Thais Serafim, o psicólogo Marlon Vilardi e a psicopedagoga Fernanda Rubias ministraram os assuntos. Todos são profissionais com ampla experiência em Transtorno do Espectro Autista, tratamento e educação inclusiva.
Através de palestras e oficinas, eles compartilharam experiências e conhecimentos sobre o transtorno. Os profissionais abordaram, desde os aspectos teóricos, até estratégias práticas para o manejo de comportamentos. Entre os assuntos, eles falaram sobre a elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI). Esta é uma ferramenta essencial para a promoção de uma educação e desenvolvimento de estudantes com autismo.
A chefe do NRE de Umuarama, Gilmara Zanatta, destacou a importância do evento e o impacto que ele deve causar nas escolas da região. “A educação inclusiva não é apenas um direito do aluno, mas um dever de todos nós. Nosso objetivo é garantir que nenhum aluno fique para trás, e isso começa pela capacitação dos nossos educadores”, explica.
De acordo com dados do CDC (Centro de Controles de Doenças) dos Estados Unidos (EUA), uma em cada 31 crianças tem espectro autista.
“As pessoas sempre me perguntam porque os casos de autismo estão aumentando. Na verdade, o que está crescendo é a informação sobre o transtorno, as ferramentas de diagnóstico e o número de profissionais capacitados para fazê-lo. Isso reforça a importância da formação de professores para atuar com empatia, técnica e segurança em sala de aula”, explica dra. Leslye.
O evento consolida Umuarama como um polo regional em ações voltadas à inclusão de pessoas com TEA. Bem como, amplia a discussão sobre o papel da escola, das políticas públicas e da comunidade.
Para o ano que vem, o NRE Umuarama prepara novidades. “Este é o terceiro ano dessa capacitação, com vagas sempre disputadas pelos profissionais. Então, para atender uma demanda maior, realizaremos o primeiro congresso de autismo de toda a região”, anuncia Gilmara.
(Reportagem: Heloiza Vieira)
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais