Cotidiano

Carreta que caiu no Rio Paraná é retirada após cinco dias de operação

Depois de vários dias de esforços e algumas tentativas malsucedidas, o veículo pesado que tombou nas águas do Rio Paraná no último final de semana foi finalmente recuperado nesta terça-feira (13), próximo ao ancoradouro de São José, no município de São Pedro do Paraná. O trabalho de resgate mobilizou equipamentos de grande porte e profissionais especializados.

O resgate ainda contou com o apoio de órgãos estaduais e municipais de proteção ao meio ambiente e segurança, como Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, Instituto Água e Terra (IAT), Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil.

O incidente aconteceu na madrugada da última sexta-feira (09) quando o motorista do caminhão perdeu o controle dos freios ao descer a avenida Paraná. Conforme relatos, a carga de 39 toneladas de fertilizantes agrícolas tinha como destino final o estado do Mato Grosso do Sul.

Mas, o condutor equivocou-se no trajeto pela rodovia BR-376, seguindo inadvertidamente até a área portuária. As primeiras tentativas de remoção no sábado (10) não obtiveram êxito devido ao peso excessivo da carreta.

A estratégia foi então modificada: na segunda-feira (12), os trabalhadores retiraram primeiro a mercadoria transportada, o que permitiu o resgate bem-sucedido do caminhão no dia seguinte.

O representante local da proteção civil, Usiel Baldoino, informou que a companhia seguradora ficará encarregada de levar o veículo danificado para depósito em Cascavel, onde serão realizados os procedimentos técnicos e administrativos necessários.

Milagrosamente, o condutor saiu completamente ileso do acidente. Ao perceber a iminência da queda, ele conseguiu se desvencilhar dos equipamentos de segurança, escapando pela janela da cabine e nadando até a margem.

O episódio não resultou em vítimas nem em danos a outros automóveis, embora o local seja popular entre banhistas e frequentadores da região. A operação encerrou-se sem maiores complicações, eliminando os riscos de contaminação ambiental pela carga transportada.

Rudson de Souza

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

6 minutos ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

54 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais