A partir da contestação, a entidade responsável terá 15 dias úteis para comprovar que o serviço foi autorizado pelo segurado (Foto AEN)
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná (Seju), por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-PR), passou a orientar aposentados e pensionistas do INSS sobre a nova funcionalidade lançada nesta terça-feira (13), que permite contestar descontos realizados por entidades associativas e sindicatos diretamente no benefício previdenciário.
A medida surge em resposta à crescente denúncia de fraudes e à deflagração da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que apurou um esquema de irregularidades com prejuízo estimado em R$ 6 bilhões. No Paraná, foram registradas 721 reclamações relacionadas a 11 empresas investigadas, de acordo com o Procon estadual.
Com a nova ferramenta, disponível no aplicativo Meu INSS e também por meio do telefone 135, o beneficiário poderá acessar a função “Consultar desconto de entidades associativas”, verificar débitos e, se necessário, contestá-los. A partir da contestação, a entidade responsável terá 15 dias úteis para comprovar que o serviço foi autorizado pelo segurado. Se a irregularidade for confirmada, o ressarcimento deverá ser feito em até 15 dias úteis diretamente na conta do benefício.
“Não informe dados a quem se apresente como servidor do INSS, não clique em links enviados por mensagens ou e-mails. Isso é fraude. A devolução dos valores, quando devida, será feita exclusivamente por crédito no benefício do INSS”, alertou Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.
O secretário da Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, afirmou que o Estado já atua desde o ano passado para mitigar os impactos da fraude. “Foi um caso absurdo de corrupção que atacou direitos adquiridos, reduziu a renda de aposentados e prejudicou suas famílias. O ressarcimento é fundamental e precisa ser garantido”, declarou.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais