Foto: Hugo Silveira/AEN
O prazo para inscrições no Alfabetiza Paraná termina nesta quinta-feira (15). Os interessados podem fazer a inscrição pelo site do programa ou diretamente em uma escola estadual do município de residência. A iniciativa é do Governo do Estado e oferece aulas gratuitas para jovens, adultos e idosos que desejam aprender a ler e escrever.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, com início das aulas previsto para 19 de maio e duração de seis meses, o programa vai atender até 17 mil estudantes. Em virtude de ampliar a abrangência, a distribuição dos alunos acontecerá em 1.200 turmas presenciais em 396 municípios paranaenses.
Primeiramente, o programa é voltado a pessoas com 15 anos ou mais que ainda não foram alfabetizadas. A carga horária total é de 300 horas presenciais. Em princípio, os participantes recebem kit de material escolar, caderno de atividades e lanche gratuito durante os encontros.
O Alfabetiza Paraná é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), por meio do Departamento de Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa conta com o financiamento de R$ 17 milhões, oriundos de recursos remanescentes do Programa Brasil Alfabetizado, repassados pelo governo federal. A Seed-PR é responsável pela gestão e pagamento das bolsas dos professores alfabetizadores. A seleção dos profissionais aconteceu via chamamento público.
Leia também: Educação divulga resultado preliminar de seleção para alfabetizadores populares em Umuarama.
Cada professor do programa Alfabetiza Paraná poderá atuar em até duas turmas e receberá R$ 1.200,00 por turma, mensalmente. Esses profissionais serão responsáveis por organizar as turmas, aplicar testes cognitivos de entrada e saída. Além disso, os professores irão acompanhar o desempenho dos alunos ao longo do processo de alfabetização.
– Período de inscrições do Alfabetiza Paraná: até 15 de maio
– Público-alvo: Pessoas com 15 anos ou mais, não alfabetizadas
– Inscrições AQUI
– Início das aulas: 19 de maio de 2025
– Duração: 6 meses (300 horas)
– Benefícios: Alimentação, caderno de atividades e kit escolar gratuitos
(Informações: AEN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais