A partir desta terça-feira (13), beneficiários do INSS com possíveis descontos associativos indevidos serão notificados pelo aplicativo Meu INSS. (Foto: Divulgação/INSS)
A partir desta terça-feira (13), o INSS começará a notificar diretamente pelo aplicativo Meu INSS os beneficiários que podem ter sofrido prejuízos com descontos associativos indevidos. Esses avisos vão detalhar quais foram os valores descontados e quais entidades estão relacionadas a essas cobranças. A partir disso, o segurado deverá informar se autorizou ou não esses descontos.
A consulta e resposta poderão ser feitas dentro do próprio aplicativo. Essa é uma forma de o INSS identificar possíveis irregularidades e permitir que o cidadão tenha mais controle sobre seu benefício.
O INSS notificou cerca de 27 milhões de aposentados e pensionistas que nunca tiveram qualquer desconto associativo em seus benefícios, na última quarta-feira (8). O órgão já informou esses segurados de que não precisam se preocupar com cobranças indevidas, pois não há registro de valores descontados nesse sentido. A medida busca deixar claro quem não integra a lista de possíveis vítimas de descontos não autorizados.
Leia também: INSS: saiba como descobrir se há cobrança indevida no seu benefício
A partir de quarta-feira (14), quem identificar descontos indevidos poderá solicitar o ressarcimento diretamente pelo aplicativo Meu INSS. O processo será feito de forma digital, o que deve facilitar a devolução de valores para os segurados que se sentirem lesados.
Apesar da boa notícia, o INSS alerta: o aplicativo Meu INSS (clique aqui) fará todo o contato com os beneficiários. Não haverá ligações telefônicas, nem envio de mensagens por SMS. É fundamental que os beneficiários fiquem atentos para não cair em golpes. Criminosos podem tentar se aproveitar da situação para enganar aposentados e pensionistas.
Caso o segurado tenha qualquer dúvida, é possível ligar para a Central de Atendimento 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Para evitar problemas e receber os avisos em tempo real, a orientação é que o beneficiário acesse o aplicativo Meu INSS o quanto antes. Assim, as notificações aparecerão automaticamente no celular, facilitando o acompanhamento e agilizando a resposta do usuário.
(OBemdito com informações Ascom INSS)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais