A partir desta terça-feira (13), beneficiários do INSS com possíveis descontos associativos indevidos serão notificados pelo aplicativo Meu INSS. (Foto: Divulgação/INSS)
A partir desta terça-feira (13), o INSS começará a notificar diretamente pelo aplicativo Meu INSS os beneficiários que podem ter sofrido prejuízos com descontos associativos indevidos. Esses avisos vão detalhar quais foram os valores descontados e quais entidades estão relacionadas a essas cobranças. A partir disso, o segurado deverá informar se autorizou ou não esses descontos.
A consulta e resposta poderão ser feitas dentro do próprio aplicativo. Essa é uma forma de o INSS identificar possíveis irregularidades e permitir que o cidadão tenha mais controle sobre seu benefício.
O INSS notificou cerca de 27 milhões de aposentados e pensionistas que nunca tiveram qualquer desconto associativo em seus benefícios, na última quarta-feira (8). O órgão já informou esses segurados de que não precisam se preocupar com cobranças indevidas, pois não há registro de valores descontados nesse sentido. A medida busca deixar claro quem não integra a lista de possíveis vítimas de descontos não autorizados.
Leia também: INSS: saiba como descobrir se há cobrança indevida no seu benefício
A partir de quarta-feira (14), quem identificar descontos indevidos poderá solicitar o ressarcimento diretamente pelo aplicativo Meu INSS. O processo será feito de forma digital, o que deve facilitar a devolução de valores para os segurados que se sentirem lesados.
Apesar da boa notícia, o INSS alerta: o aplicativo Meu INSS (clique aqui) fará todo o contato com os beneficiários. Não haverá ligações telefônicas, nem envio de mensagens por SMS. É fundamental que os beneficiários fiquem atentos para não cair em golpes. Criminosos podem tentar se aproveitar da situação para enganar aposentados e pensionistas.
Caso o segurado tenha qualquer dúvida, é possível ligar para a Central de Atendimento 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Para evitar problemas e receber os avisos em tempo real, a orientação é que o beneficiário acesse o aplicativo Meu INSS o quanto antes. Assim, as notificações aparecerão automaticamente no celular, facilitando o acompanhamento e agilizando a resposta do usuário.
(OBemdito com informações Ascom INSS)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais