Cotidiano

Homem é preso por mandado de furto no Jardim Iguaçu, em Umuarama

Um homem de 33 anos foi preso na noite desta sexta-feira (9), em Umuarama, durante o cumprimento de um mandado judicial por furto. A prisão ocorreu por volta das 21h30 no Jardim Iguaçu, após ação de patrulhamento da equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) da Polícia Militar.

De acordo com a PM, os agentes tinham informações de que o suspeito possuía pendências judiciais e intensificaram as buscas na região. Ele foi localizado e abordado, sem que nenhum item ilícito fosse encontrado em sua posse. No entanto, em seu nome havia um mandado de prisão em aberto expedido pela 2ª Vara Criminal de Umuarama, referente ao crime de furto.

Após a confirmação da ordem judicial, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Umuarama, onde permanece à disposição da Justiça.

No Brasil, o furto (art. 155 do Código Penal) é definido como a subtração de coisa alheia móvel para si ou para outrem, sem o consentimento do dono e sem o uso de violência ou grave ameaça. A pena básica para esse crime é de 1 a 4 anos de prisão, além do pagamento de multa.

A pena para furto varia conforme as circunstâncias do crime. Enquanto furtos qualificados podem levar a penas mais duras, casos menos graves podem ter soluções alternativas à prisão. A justiça busca equilibrar punição e ressocialização, especialmente para réus sem histórico criminal.

Se a pena for inferior a 4 anos e o réu for primário, é possível substituir a prisão por penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade ou pagamento de cestas básicas.

Rudson de Souza

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

10 minutos ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

59 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais