Cotidiano

Polícia Civil prende jovem em flagrante por apologia ao nazismo no Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 21 anos, investigado pelos crimes de apologia ao nazismo e posse irregular de munição. A prisão aconteceu nesta quinta-feira (8), durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão na cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

Os mandados foram cumpridos em dois endereços localizados no bairro Uvaranas. Durante a ação, os policiais apreenderam diversos itens vinculados à ideologia nazista, como bandeiras, desenhos e fotografias de Adolf Hitler. Além disso, a PCPR apreendeu equipamentos eletrônicos, duas armas de airsoft, facas, dois coletes balísticos e munições.

Segundo o delegado Derick Moura, o suspeito fazia publicações em plataformas digitais com símbolos de apologia ao nazismo e menções a atentados internacionais. “O conteúdo incluía referências a autores de ataques em massa, uso de armamentos e indícios de planejamento de ação violenta, incluindo a intenção de transmitir um ataque ao vivo com câmera do tipo GoPro”, explica.

A investigação apontou ainda que o indivíduo demonstrava comportamentos associados a autores de atentados em massa, como a idealização do suicídio após o ato. O material apreendido e os indícios levantados embasaram a prisão em flagrante.

Os policiais encaminharam o preso ao sistema penitenciário. A Polícia Civil continua as apurações para identificar possíveis envolvidos e esclarecer a extensão dos planos do investigado.

Apologia ao nazismo é crime

De acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, a apologia ao nazismo é considerada crime. O delito está tipificado na Lei nº 9.459/1997. Confira:

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.

§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

(OBemdito e AEN)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Para onde vão as lâmpadas descartadas pelos umuaramenses? OBemdito responde

Lâmpada queimada não deve ir para o lixo comum. Veja 11 locais em Umuarama onde…

2 horas ago

Mulher avança com espeto contra pedestre e é contida com Taser em Umuarama

Segundo a PM, mulher de 49 anos apresentava sinais de surto e também tentou arremessar…

2 horas ago

Família comunica o falecimento de Augusta Maria de Jesus, aos 108 anos, moradora de Xambrê

Matriarca de cinco gerações morreu na madrugada deste domingo (23), após ser internada por complicações…

3 horas ago

INSS libera consignado sem biometria facial; veja o que muda

Aposentados e pensionistas que não possuem biometria nas bases do governo poderão autorizar empréstimos pelo…

3 horas ago

Homem cai de jet ski durante aniversário e desaparece em represa no Paraná

Vítima de 49 anos estaria comemorando a data com familiares quando caiu na água; bombeiros…

4 horas ago

IFPR de Umuarama emite nota de pesar por Gabriel, cão querido pela comunidade

Instituição publicou homenagem ao animal que fazia parte da rotina do campus e afirmou que…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais