Saúde

Secretária de Saúde fala sobre sistema que acaba com filas presenciais no SUS em Umuarama

A Prefeitura de Umuarama iniciou uma modernização no agendamento de consultas com especialistas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a implantação do sistema digital “Fila Única da Saúde”. E, na tarde desta segunda-feira (5), durante coletiva de imprensa no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a secretária Lisbeth Pititto Scanavaca falou sobre os sitema (confira todos os detalhes no vídeo).

A mudança, determinada pelo prefeito Fernando Scanavaca, já está em funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e substitui o antigo processo com guias impressas e procedimentos presenciais. Com a nova ferramenta, todo o trâmite passa a ser informatizado, desde a solicitação feita pelo clínico geral até a marcação da consulta com o especialista.

“Ao sair da consulta com o clínico, o pedido já estará no sistema e poderá ser acompanhado online pelo próprio paciente, que receberá um número de protocolo e senha. Não será mais necessário buscar guias ou ir até a central de agendamentos”, explicou a secretária de Saúde.

A plataforma pode ser acessada no site da Prefeitura e permite consultar a posição na fila usando CPF, número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou o protocolo. O paciente também será informado por mensagens de texto sobre cada etapa do processo.

O prefeito Fernando Scanavaca reforçou que a nova ferramenta representa um avanço na gestão da saúde pública. “Com a Fila Única, estamos eliminando a burocracia e dando mais respeito ao cidadão. Agora ele só precisa se deslocar no dia da consulta. É mais justo e mais eficiente”, afirmou.

A gestão municipal também sinalizou que novas melhorias estão previstas para a área da saúde, com foco na redução de filas e na ampliação da eficiência no atendimento.

Rudson de Souza

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

7 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

8 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

9 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

10 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

12 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais