Saúde

Sábado: Postos de saúde abrem no dia 10 para vacinação contra a gripe em Umuarama

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama realizará no próximo dia 10 (sábado), o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Neste dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão abertas das 8h às 17h para garantir o acesso da população à vacina contra a Influenza.

A campanha de vacinação teve início no Paraná em 1º de abril e, em Umuarama, começou oficialmente no dia 7 de abril. A ação visa ampliar a cobertura vacinal antes do período de maior circulação do vírus da gripe, que ocorre durante os meses mais frios do ano.

Público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe

Neste ano, a vacina contra a Influenza passou a integrar o calendário de vacinação de rotina para três grupos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; e idosos com 60 anos ou mais.

Além desses, a campanha contempla diversos grupos prioritários por meio de uma estratégia especial:

– Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);

– Povos indígenas e quilombolas;

– Pessoas em situação de rua;

– Trabalhadores da saúde;

– Professores do ensino básico e superior;

– Profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento;

– Pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso;

– Trabalhadores portuários e dos Correios;

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas;

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

A vacina está disponível gratuitamente em todas as UBS de Umuarama. A Secretaria de Saúde orienta a população a comparecer às unidades com documento de identificação, CPF e, se possível, a carteirinha de vacinação.

“Vacinar-se é um ato de cuidado com a própria saúde e com a saúde coletiva. Participe do Dia D e proteja-se contra a gripe”, reforça a secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca.

Dados da vacinação no Paraná

Novo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra que até o início desta semana foram aplicadas 864.353 doses de vacina contra a gripe. Este ano, o Paraná iniciou a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza de forma antecipada, em 1º de abril. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do grupo prioritário, que somam 4,9 milhões de pessoas no Paraná.

Até agora o Estado já recebeu e distribuiu 2.968.000 doses aos 399 municípios. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a importância da imunização neste período. “A hora de vacinar é agora. Já recebemos quase três milhões de doses e distribuímos aos municípios, e estamos próximos da marca de um milhão de doses aplicadas. Vacinar antes do inverno para garantir proteção quando o frio chegar”, disse.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

10 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

39 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

60 minutos ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

1 hora ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais