A nova diretoria da AMP conta com 79 integrantes, incluindo pela primeira vez o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, como diretor de Relações Institucionais e Políticas (Foto AEN)
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, participou nesta terça-feira (29) da posse da nova diretoria da Associação dos Municípios Paranaenses (AMP), agora sob a presidência do prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto. A cerimônia ocorreu durante a abertura do 2.º Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), realizado na UP Experience, em Curitiba.
Ratinho Junior destacou a colaboração entre Estado e prefeituras como essencial para os resultados positivos do Paraná, citando o indicador do Banco Central divulgado na segunda-feira (28), que apontou crescimento de 8,1% da atividade econômica do estado em fevereiro de 2025 — o melhor desempenho do país no período.
“Essa união com os prefeitos e prefeitas acontece desde que assumimos o governo, em 2019, e é um fator que tem nos ajudado nesse desenvolvimento econômico, o que se transforma em qualidade de vida à população”, afirmou.
Segundo ele, políticas como os programas Asfalto Novo Vida Nova — que já liberou mais de R$ 1 bilhão em pavimentação urbana para 253 municípios — e Ilumina Paraná — com R$ 300 milhões em iluminação pública para os 399 municípios — são exemplos da descentralização de recursos em benefício direto à população.
De acordo com o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, o sucesso das iniciativas se deve ao diálogo constante com os prefeitos. “Nosso papel é facilitar a relação com os municípios para que os projetos saiam do papel com agilidade”, explicou.
A nova diretoria da AMP conta com 79 integrantes, incluindo pela primeira vez o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, como diretor de Relações Institucionais e Políticas. Micheletto, em sua terceira gestão na presidência da entidade, enfatizou o fortalecimento do municipalismo e o apoio do governo estadual. Um dos principais desafios da nova diretoria, segundo ele, será a adaptação das prefeituras à reforma tributária.
A AMP também ampliou a participação feminina, com nove prefeitas compondo a diretoria, além de representantes das 19 associações regionais de municípios do estado.
O Emupar, maior encontro de municípios do Sul do país, deve reunir cerca de 3 mil gestores públicos ao longo dos dois dias de programação, que inclui palestras com membros do Tribunal de Contas, deputados da Frente Parlamentar Municipalista e especialistas em temas como Reforma Tributária, licitação e contratos.
(OBemdito com informações da AEN)
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Este site utiliza cookies
Saiba mais