Foto: BPFron apreende
A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), apreendeu mercadorias estrangeiras ilegais em um ônibus interestadual na manhã desta quinta-feira (24). A ação ocorreu na BR-369, nas proximidades do município de Juranda, como parte da Operação Força Total XIV. O veículo, da empresa Brasil Sul, fazia a rota Foz do Iguaçu – São Paulo.
Durante a fiscalização no compartimento de cargas, os policiais identificaram 31 malas contendo produtos estrangeiros sem comprovação legal. Entre os itens apreendidos estavam perfumes, cigarros, brinquedos, roupas e aparelhos celulares.
Os responsáveis pelo transporte foram identificados como seis homens e sete mulheres. Eles acompanharam a inspeção e declararam ser pagos R$ 400 cada para levar as mercadorias até a capital paulista.
Segundo informações repassadas pela PMPR, todos os envolvidos foram qualificados e liberados após o registro da ocorrência. As mercadorias, no entanto, foram encaminhadas à Receita Federal em Cascavel, no oeste do Paraná.
O valor estimado do prejuízo causado ao crime foi de R$ 866 mil. A carga foi considerada irregular por não possuir o devido desembaraço aduaneiro, caracterizando crime de descaminho. A Polícia Militar reforça que denúncias anônimas podem ser feitas por meio do telefone 181.
O contrabando prejudica gravemente a economia ao reduzir a arrecadação de impostos e gerar concorrência desleal com produtos legais. Isso afeta o setor produtivo, prejudicando empregos e investimentos.
Na segurança pública, o tráfico de mercadorias ilegais muitas vezes está associado a organizações criminosas, aumentando a violência e o risco de crimes mais graves. Além disso, o contrabando desestabiliza mercados, inflacionando preços e dificultando o controle de produtos perigosos.
A manhã desta terça-feira (7) começou gelada em Umuarama. Os termômetros marcaram 10°C nas primeiras…
A empresária Pura Mangialardo morreu aos 89 anos, em Umuarama. Conhecida por sua trajetória no…
Uma Honda CG 160 Titan foi furtada em frente a uma conveniência no Parque San…
Homem de 46 anos incendiou o próprio carro durante um surto no distrito de Santa…
Homem de 36 anos foi esfaqueado após uma discussão com o cunhado no Conjunto Sonho…
Suspeito de tráfico de drogas e homem com mandado de prisão são detidos pela PM…
Este site utiliza cookies
Saiba mais