município tem orientado os artistas sobre as exigências legais para acesso aos recursos e afirmou que nunca houve tantos projetos em andamento (Foto assessoria)
A 3ª edição da Flica (Festa Literária Capital da Amizade) foi oficialmente aberta na manhã desta quarta-feira (23), no hall do Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama. O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores e do presidente da Câmara Municipal, Luiz Antonio Caviquioli, entre outras lideranças. O público foi recepcionado pelo Coral Municipal.
Durante a cerimônia, o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Pereira, destacou o papel da Flica na valorização da produção artística local e lembrou que o governo federal liberou R$ 3 bilhões para financiar projetos culturais por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Ele ressaltou que o município tem orientado os artistas sobre as exigências legais para acesso aos recursos e afirmou que nunca houve tantos projetos em andamento na área.
Pereira também agradeceu o apoio da administração municipal, em nome do prefeito Fernando Scanavaca e da vice-prefeita Márcia Bononi, e propôs transformar a Flica em política pública permanente. “O evento já integra o plano de governo e os objetivos do Masterplan Umuarama 2050. Agora, falta virar lei”, afirmou.
A programação da terceira edição inclui três lançamentos de livros, dois shows com música brasileira, uma exposição de telas, sessões teatrais de contação de histórias e a produção de um documentário que será exibido ao final do evento.
A secretária municipal de Educação, Letícia Labiak, representou o prefeito na cerimônia e destacou a importância da Flica para a comunidade escolar e para a população em geral. “A arte acalma a alma. A literatura, aqui, ganha vida e estimula a leitura, contribuindo com a formação dos nossos alunos”, disse.
O vereador Luiz Antonio Caviquioli também discursou durante a abertura. Ao longo do dia, ônibus escolares levaram alunos da rede municipal para visitar o evento, que segue até sábado (26).
(OBemdito com informações da assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais