Bosque Uirapuru, um dos refúgios de arborização que também é cartão postal de Umuarama
O mais recente Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que Umuarama está entre as 10 cidades mais arborizadas do Brasil, na sétima posição. De acordo com o levantamento, 96,5% dos domicílios locais contam com a presença de árvores no entorno.
Isso quer dizer que mais de 41 mil lares são beneficiados por áreas verdes, uma posição de destaque que coloca o município ao lado de cidades reconhecidas nacionalmente pela arborização, como Maringá e Londrina.
Esse índice expressivo é muito superior tanto à média nacional, de 63,7% dos domicílios urbanos arborizados, quanto à média estadual do Paraná, que está em 83,9%. Os dados evidenciam o empenho do município em promover um ambiente mais equilibrado e saudável para a população.
Confira a lista dos 15 municípios mais arborizados do Brasil, segundo o IBGE:
1. Birigui – SP
2. Sertãozinho – SP
3. São José do Rio Preto – SP
4. Maringá – PR
5. Dourados – MS
6. Londrina – PR
7. Umuarama – PR
8. Araçatuba – SP
9. Ourinhos – SP
10. Jaú – SP
11. Araraquara – SP
12.Marília – SP
13.Toledo – PR
14. Sinop – MT
15. Rondonópolis – MT
Mas o destaque de Umuarama não está restrito apenas à arborização urbana. Segundo o IBGE, a cidade se sobressai também em outros aspectos urbanos positivos, sendo reconhecida pelo planejamento urbano eficiente e a oferta de espaços públicos amplos e bem cuidados.
Praças, avenidas e ruas largas, todas com vegetação abundante, fazem parte do cotidiano e contribuem para o conceito de “cidade jardim” que acompanha o município há décadas.
O município conta com áreas de lazer e unidades de conservação distribuídas de forma estratégica, o que incentiva o convívio social e o contato com a natureza.
A grande quantidade de árvores e áreas verdes proporciona melhora na qualidade do ar, ameniza as altas temperaturas, incentiva a prática de atividades físicas ao ar livre e confere bem-estar no dia a dia da população.
Apesar de não ser uma grande capital, Umuarama aparece no levantamento do IBGE como exemplo de equilíbrio entre desenvolvimento urbano e sustentabilidade ambiental, servindo de referência para cidades de porte semelhante em todo o Paraná.
O município mantém políticas de incentivo ao reflorestamento, preservação de jardins públicos e fiscalização contra o desmatamento em áreas urbanizadas, evidenciando a preocupação com o futuro sustentável.
Segundo especialistas, a posição de destaque de Umuarama demonstra que municípios de médio porte também podem ser referência quando o assunto é sustentabilidade, arborização e qualidade urbana.
O modelo adotado pela cidade reforça a importância do planejamento, das políticas públicas voltadas ao meio ambiente e do envolvimento da comunidade na preservação dos espaços verdes.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais