Umuarama

Capacitação gratuita em Umuarama foca na validade e gestão de produtos de origem animal

Produtores rurais, feirantes e técnicos de estabelecimentos de produtos de origem animal (POA) têm uma oportunidade importante para aprimorar seus conhecimentos sobre gestão de estoque e controle de validade.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Umuarama promove uma palestra gratuita, focada na capacitação de profissionais da área, com o objetivo de reduzir perdas e garantir a comercialização de alimentos seguros à população.

O evento será realizado no dia 28 de abril, segunda-feira, às 14h, no Anfiteatro Haruyo Setogutte, localizado no piso superior do Paço Municipal. As inscrições podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp (44) 98823-0242. Além disso, os participantes receberão certificado de participação ao final da palestra.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Geraldo Remor Pikler, a iniciativa visa oferecer orientações sobre boas práticas de gestão de estoque e controle de validade dos produtos de origem animal. Isso ajuda a melhorar a segurança alimentar e a viabilidade das atividades dos produtores, além de reduzir desperdícios. “É essencial que os envolvidos no setor estejam atualizados sobre os cuidados necessários para atender aos requisitos exigidos durante as inspeções sanitárias”, destacou Pikler.

No Brasil, a inspeção sanitária de produtos de origem animal é responsabilidade das esferas municipal, estadual e federal. O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e o Serviço de Inspeção Federal (SIF) realizam essas inspeções para garantir a qualidade e segurança dos alimentos.

A palestra é uma oportunidade para os profissionais do setor se atualizarem sobre as práticas e requisitos exigidos por essas instâncias reguladoras. Com isso, será possível garantir que os produtos comercializados atendam aos padrões de qualidade e segurança alimentares exigidos pelas autoridades.

Para os produtores rurais e demais profissionais envolvidos, participar deste evento é fundamental para aprimorar os processos de trabalho e melhorar a competitividade no mercado. O secretário Geraldo Pikler reforça a importância de estar atento às regulamentações sanitárias para viabilizar a continuidade da atividade de maneira segura e eficaz.

(OBemdito com informações Assessoria PMU)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

23 minutos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

44 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

1 hora ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

13 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais