Fotos: Acervo de Italo Fábio Casciola
A apresentação do espetáculo Paixão de Cristo é um dos eventos mais tradicionais da comunidade católica. Ele já passou por algumas interrupções em passado recente (pandemia da covid), mas depois de 5 anos ausente voltou ao Morro das Antenas em 2024 – o ponto mais alto da geografia urbana de Umuarama.
Para este ano a encenação está confirmada pelo Grupo Teatral São Francisco de Assis, que há várias semanas está em fase de ensaios, e acontecerá na Sexta-feira Santa, 18 de abril, a partir das 19h30.
Entre atores, figurantes e equipe de apoio são 250 pessoas que já estão atuando nos preparativos para a apresentação no Morro das Antenas. Serão 32 cenas, começando desde a apresentação de Jesus no templo, batismo, alguns milagres, condenação, morte na Cruz. Em seguida haverá um momento especial de oração com velas, encerrando com a ressurreição triunfante de Jesus Cristo!
A encenação da “Paixão de Cristo” em Umuarama teve início em 1980. No começo o grupo apresentava o teatro nas escadarias da Igreja Matriz São Francisco de Assis. Nesse local começava a Via Crucis, percorrendo uma longa distância por ruas ainda sem asfalto entre bairros da cidade. O grupo seguia até chegar no alto do Morro das Antenas, em frente à Sanepar. No Morro das Antenas ficavam instalados palcos para a encenação da Crucificação e Ressureição.
A criação do grupo teatral aconteceu em 2003. Ele é responsável pela produção e apresentação da “Paixão de Cristo” durante mais de vinte anos. Merece registro em destaque que desde o início o personagem Jesus Cristo é interpretado pelo ator Devanir Rissato.
É importante salientar que a comunidade católica todos os anos marca presença através de uma multidão. Os fieis se emocionam ao assistir a uma hora e meia da apresentação religiosa. (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais