Nesta quinta-feira (17), os católicos no mundo inteiro iniciam a celebração do Tríduo Pascal, ou seja, o período de tempo que vai da tarde de quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa. Saiba os horários das celebrações nas matrizes paroquiais da Diocese de Umuarama, clicando aqui.
Hoje, a celebração da Ceia Pascal, ocorre à noite, em memória da grande ceia da despedida, que começa, segundo o evangelista João, com o gesto do lava-pés.
Na sexta-feira (18), depois da Ceia Pascal, com a celebração da Eucaristia, é destacada a memória viva do maior mistério do amor de Deus, do sacrifício de Cristo até as últimas consequências.
E, por fim no sábado (19), a Igreja medita e reflete Cristo morto, é a chegada da noite da Vigília Pascal.
O Tríduo Pascal, repleto de ritos e celebrações, constitui para os cristãos o coração da liturgia e da vida cristã como memorial da essência da fé em Jesus Cristo morto e ressuscitado.
Em resumo, o termo Tríduo Pascal, refere-se, exatamente à celebração da Páscoa seguido do domingo de Páscoa, em que se comemora a paixão, morte de Cristo e Ressurreição do Senhor.
Desde os primórdios da Igreja celebra-se o mistério da Páscoa cristã, pelo seu valor fundamental e salvífico relacionado à vida cristã para os fiéis.
É na Páscoa que os cristãos refletem sobre o mistério da redenção humana, mediante a morte e ressurreição do Senhor Jesus. Pela Páscoa, a Igreja celebra a passagem da morte do Senhor para a vida divina.
(OBemdito com informações da CNBB)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais