Fotos: Assessoria Aciu
As mudanças na NR-01 foram tema de mais uma edição do Café com Associados. O Núcleo Setorial de Gestão de Pessoas da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) realizou o evento.
O encontro abordou as mudanças na Norma Regulamentadora 01 (NR-01) e seus impactos no ambiente corporativo. Dezenas de participantes buscaram informações a respeito da nova exigência legal que entra em vigor a partir de 26 de maio. Além disso, os empresários quiseram saber sobre a obrigatoriedade da inclusão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
A medida é resultado da atualização da NR-01, conforme estabelecido pela Portaria 1419/24 do Ministério do Trabalho e Emprego. A nova diretriz determina que fatores como estresse, assédio, sobrecarga de trabalho, conflitos interpessoais e ausência de suporte no ambiente profissional sejam formalmente identificados. Esses fatores também precisam ser avaliados e gerenciados pelas empresas como parte das ações de proteção à saúde dos trabalhadores.
De acordo com a NR-01, todas as empresas com colaboradores contratados via CLT estão sujeitas à norma. As exceções são os MEIs, microempresas, empresas de pequeno porte e aquelas que não apresentem riscos ocupacionais de natureza física, química ou biológica.
Durante o evento, a advogada Érica Peteno Kovalechen alertou sobre a importância prática da mudança. “A NR-01 não vem para que o empresário tenha mais um documento arquivado na gaveta. Ela está dizendo: crie um ambiente onde as pessoas não adoecem emocionalmente”.
A advogada acrescentou: “O cuidado com a saúde mental precisa estar incorporado à cultura organizacional. Não podemos tratá-lo apenas como obrigação legal. O empresário que compreender isso, além de estar em conformidade, estará valorizando seu capital humano e reduzindo riscos trabalhistas e previdenciários,” destacou.
Os números reforçam a urgência do tema. Em 2024, o Brasil registrou 472.328 afastamentos por transtornos mentais – o maior índice desde 2014. O aumento foi de 68% em relação ao ano anterior. Atualmente, 38% de todos os afastamentos estão relacionados à saúde mental, principalmente a quadros de depressão e ansiedade.
Rafael André Grunitzky, diretor técnico e administrativo do Grupo Grunitzky, também esteve presente no Café com Associados. Ele apresentou contribuições fundamentais para a compreensão técnica da norma e das mudanças.
“Hoje, mais do que nunca, precisamos olhar para além dos riscos físicos. A Análise Ergonômica do Trabalho deixa de ser apenas um documento técnico e passa a ser uma ferramenta estratégica”, ressaltou.
A atualização da NR-01 determina que, uma vez identificados os riscos psicossociais, as empresas devem desenvolver e aplicar planos de ação com medidas preventivas e corretivas. As mudanças envolvem a reorganização do trabalho, capacitação das lideranças e melhorias nas relações interpessoais. Os empresários deverão se atentar ao monitoramento, avaliação e atualização dessas ações, conforme a necessidade.
Para o presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto, a atualização da norma representa uma mudança necessária. “A NR-01 nos convida a olhar o ambiente de trabalho com mais humanidade e estratégia. As empresas que investirem em ambientes saudáveis estarão também fortalecendo sua produtividade e sustentabilidade”, destacou.
Por fim, os participantes tiraram dúvidas sobre as mudanças com os especialistas. Ao mesmo tempo, eles também compartilharam experiências do dia a dia nas empresas.
A Aciu reforça seu compromisso com a formação continuada dos seus associados e agradece a presença de todos que contribuíram para o sucesso de mais essa edição do Café com Associados.
(Informações: Assessoria Aciu)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais