Brasil

‘Prefeito tiktoker’ é alvo de operação da Polícia Federal em São Paulo

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), uma operação que cumpre mandados de busca e apreensão contra o prefeito “tiktoker” de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), e o ex-secretário municipal de Saúde Vinicius Rodrigues. A investigação foi iniciada em 2022, a partir de suspeitas envolvendo a contratação de uma Organização Social (OS) responsável pela gestão de serviços de saúde no município.

Na ocasião, surgiram indícios de irregularidades nos contratos firmados entre a prefeitura e a entidade, levantando a suspeita de fraudes no processo de contratação. Conforme a apuração, os investigadores também identificaram indícios de lavagem de dinheiro relacionados ao caso. Os recursos teriam sido movimentados por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos bancários e transações imobiliárias.

Alvos incluem 14 cidades em SP e uma na Bahia

No decorrer da operação, mais de 100 policiais federais foram mobilizados para o cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão em diversos municípios paulistas: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco. Além dessas cidades, também foi cumprido um mandado de busca em Vitória da Conquista, na Bahia.

Em complemento às buscas, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores, com um teto de até R$ 20 milhões. A Organização Social investigada também foi impedida de celebrar novos contratos com o poder público, como forma de resguardar a lisura de futuros processos administrativos e prevenir novas irregularidades.

Possíveis crimes apurados

Com base nas condutas identificadas até o momento, os investigados poderão ser responsabilizados por crimes como corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro (ocultação de capitais), peculato, contratação direta ilegal e frustração do caráter competitivo de licitação.

A Polícia Federal prossegue com a análise dos documentos e materiais apreendidos, que servirão de base para o aprofundamento da investigação. Segundo os investigadores, os elementos reunidos nesta fase serão fundamentais para o esclarecimento dos fatos e eventual responsabilização dos envolvidos.

(OBemdito com informações Polícia Federal)

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

16 minutos ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

2 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

3 horas ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

4 horas ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

5 horas ago

Pedestre de 21 anos morre após atropelamento na avenida Tiradentes, em Umuarama

Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais