Política

Ministro das Comunicações é denunciado por corrupção; partido manifesta apoio

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de corrupção no desvio de emendas parlamentares quando era deputado. O caso foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e é o primeiro contra um ministro do governo Lula.

A denúncia aponta que Juscelino direcionou recursos para a prefeitura de Vitorino Freire (MA), então administrada por sua irmã, Luanna Rezende, em troca de propinas. Empresas ligadas a aliados do ministro teriam recebido R$ 36 milhões em contratos. A investigação começou após reportagem do Estadão em 2023, que revelou que ele destinou verbas para asfaltar uma estrada que passava por terras de sua família.

União Brasil defende ministro

Em nota, o União Brasil afirmou que “denúncia não equivale a culpa” e que “confia na inocência” de Juscelino. O partido destacou o princípio da presunção de inocência e disse que o ministro tem trabalhado com “comprometimento” no governo.

O que diz a defesa

Os advogados do ministro negam as acusações e afirmam que ele “reafirma sua total inocência”. Eles criticaram o vazamento da denúncia antes da notificação oficial e disseram que a indicação de emendas foi para “obras em benefício da população”, sendo a execução responsabilidade do Executivo.

Próximos passos

O ministro Flávio Dino (STF), relator do caso, deve analisar a denúncia e levar o processo à Primeira Turma do STF, que decidirá se há elementos para abrir ação penal.

A investigação faz parte da Operação Benesse, deflagrada em 2023, que já resultou no afastamento da irmã do ministro da prefeitura. Uma auditoria da Codevasf apontou irregularidades em contratos de obras no município.

Juscelino Filho permanece no cargo e nega qualquer irregularidade.

Rudson de Souza

Recent Posts

Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade para discutir fortalecimento do SUS

Profissionais da saúde, gestores públicos, conselheiros e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram…

3 minutos ago

Terça-feira amanhece gelada em Umuarama e máxima não passa de 19°C

A manhã desta terça-feira (7) começou gelada em Umuarama. Os termômetros marcaram 10°C nas primeiras…

20 minutos ago

Morre a empresária Pura Mangialardo, referência no comércio de Umuarama

A empresária Pura Mangialardo morreu aos 89 anos, em Umuarama. Conhecida por sua trajetória no…

28 minutos ago

Moto é furtada em frente a conveniência no Parque San Remo

Uma Honda CG 160 Titan foi furtada em frente a uma conveniência no Parque San…

38 minutos ago

Homem em surto ateia fogo no próprio carro no distrito de Santa Eliza

Homem de 46 anos incendiou o próprio carro durante um surto no distrito de Santa…

56 minutos ago

Homem é esfaqueado após discussão com cunhado em Umuarama

Homem de 36 anos foi esfaqueado após uma discussão com o cunhado no Conjunto Sonho…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais