Paraná

Paraná conta com 24 hospitais para o tratamento do câncer através do SUS

O Paraná conta com 24 hospitais para o tratamento do câncer no SUS. As unidades estão distribuídas em 15 cidades e oferecem atendimento oncológico gratuito. A informação foi divulgada na terça-feira (8), durante o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. A data é um alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

A rede estadual inclui hospitais como Erasto Gaertner e Pequeno Príncipe, em Curitiba, o Hospital do Câncer, em Londrina, e o Hospital do Câncer Uopeccan, que possui unidades em Cascavel e Umuarama.

Todos os hospitais fazem parte do Sistema Único de Saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirma que o câncer é a segunda maior causa de morte no Paraná. Estima-se que o Estado registre 36.900 novos casos até o fim de 2025.

Os tipos mais comuns são os cânceres de mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A Sesa realiza ações para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce. Mulheres entre 50 e 69 anos fazem mamografia a cada dois anos. Exames do colo do útero são feitos em mulheres de 25 a 64 anos, a cada três anos.

O Estado também reforça a importância da vacina contra o HPV, principal causa do câncer de colo de útero. “Atualizamos o Plano Estadual de Atenção para o Diagnóstico e Tratamento do Câncer e recompusemos o Teto MAC para oncologia”, disse o secretário Beto Preto.

O atendimento começa nas Unidades Básicas de Saúde, com consultas e exames iniciais. Casos suspeitos são encaminhados às Unacons, que concentram os serviços de alta complexidade. O câncer mata mais de 9 milhões por ano no mundo. No Brasil, são esperados 704 mil novos casos por ano entre 2023 e 2025.

No Paraná, a Sesa mantém uma cartilha sobre os direitos da pessoa com câncer. A recomendação é procurar atendimento diante de qualquer sintoma persistente. A lista completa dos 24 hospitais está disponível no site da Secretaria de Saúde.

(OBemdito com informações AEN)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

55 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais