Brasil

Frio avança e temperatura pode cair até 5ºC em diversas regiões do Paraná

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para queda de temperatura entre 3 °C e 5 °C. O aviso é válido para uma extensa área que inclui quase todo o Paraná, parte de Santa Catarina, a totalidade do estado de São Paulo, quase todo o Mato Grosso do Sul, metade do território fluminense e uma porção de Minas Gerais.

A vigência do alerta começa à 1h da madrugada deste sábado (5) e permanece até às 6h de domingo (6). De acordo com o Inmet, o declínio térmico pode oferecer leve risco à saúde da população. Por isso, em situações de emergência, recomenda-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Previsão do Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontou que, nesta sexta-feira (4), o estado do Paraná permanece sob condições de instabilidade atmosférica. Segundo o Simepar, há previsão de chuvas localizadas em diversas regiões. Em termos de temperatura, a média se mantém pouco abaixo dos 30 °C nas áreas norte e oeste até o período da tarde. À noite, a queda nas temperaturas será mais perceptível nas regiões do sul, acompanhada de ventos de intensidade variável, por vezes mais fortes.

O Simepar também destacou que os ventos, em algumas áreas, podem se intensificar, contribuindo para uma maior sensação de desconforto térmico, mesmo antes da chegada da massa de ar frio prevista para o dia seguinte.

Chegada do ar frio no sábado

Já no sábado (5), destaca-se a chegada de uma massa de ar frio ao Paraná. Com o avanço do frio, as menores temperaturas estão previstas para as regiões mais ao sul do estado. Em municípios como Palmas e General Carneiro, os termômetros devem registrar mínimas em torno de 7 °C, podendo cair ainda mais em áreas de baixada. Nas regiões da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), litoral, oeste, sudoeste, centro e campos gerais, as temperaturas mínimas devem oscilar entre 11 °C e 12 °C.

Essa frente fria é resultado do deslocamento de um sistema de alta pressão, caracterizado por uma circulação atmosférica anti-horária. Esse sistema deverá transportar umidade para o interior do continente, contribuindo para a manutenção do tempo instável no estado. Como consequência, são previstas pancadas de chuva nas regiões central e leste do Paraná, incluindo Curitiba. O céu deve permanecer encoberto, e em conjunto com os ventos constantes, a sensação de frio tende a se intensificar ao longo do dia.

Previsão para o domingo

No domingo (6), as temperaturas devem continuar amenas em grande parte do território paranaense, especialmente na metade leste do estado. A presença de muitas nuvens persistirá, e há previsão de chuvas com intensidade que varia de fraca a moderada. No entanto, o destaque recai sobre o litoral, onde a influência da umidade marítima será mais evidente.

Com isso, a população deve se preparar para um final de semana de temperaturas mais baixas e condições climáticas instáveis, especialmente nas regiões já mencionadas. A combinação entre chuva, nebulosidade e ventos contribuirá para a manutenção do cenário de frio atípico para o início de abril.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Aliado de primeira hora, Pedro Coelho sai fortalecido com vitória de Moro

A eleição de Sérgio Moro (PL) para o Governo do Paraná no primeiro turno fortalece…

3 horas ago

Câmara aprova projeto de gestão climática e prevenção de desastres em Umuarama

A Câmara Municipal de Umuarama realizou duas sessões na tarde desta segunda-feira (5), sendo uma…

4 horas ago

Morador de Serra dos Dourados diz ter sido agredido por 3 homens durante a noite

Um jovem residente no Distrito de Serra dos Dourados relatou ter sido amarrado e agredido…

4 horas ago

Simepar prevê que Umuarama pode ter chuva por 14 dias; temperatura chega a 29ºC

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que a chuva pode…

4 horas ago

Umuarama: Homem agride mulher após ela alterar senha do wi-fi no Jardim Cruzeiro

A alteração na senha do wi-fi motivou um caso de violência doméstica no Bairro Jardim…

5 horas ago

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais