Umuarama

Três cães vítimas de maus-tratos são resgatados em Umuarama; filhote está em estado crítico

Agentes de segurança pública resgataram três cães vítimas de maus-tratos em Umuarama na tarde da última quinta-feira (3). O resgate aconteceu após um denunciante informar que os animais estavam abandonados em uma casa. O macho, a fêmea e o filhote estavam bastante debilitados. Porém, o filhote encontrava-se em estado crítico.

O resgate foi realizado por integrantes da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), da Polícia Ambiental e da Prefeitura. OBemdito conversou com Ana Polaquini, presidente da Saau. Ela explicou que a denúncia de maus-tratos foi feita à Diretoria de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal. Posteriormente a Polícia Ambiental e a Saau se juntaram para resgatar os cachorros.

Situação delicada e crítica

Um servidor do município foi até o endereço na avenida da Estação, nas proximidades da praça dos Xetá (região da Delegacia) e constatou o fato. “A cadela é mãe do filhote. Ela parece estar prenha novamente, mas nessa sexta-feira vamos fazer por um ultrassom lá na clínica da Saau para verificar”, disse Ana.

A presidente da ONG comentou que a casa aparenta estar abandonada. Por isso, o policial que acompanhava a situação abriu o cadeado do portão com um alicate. O cachorrinho mais novo estava estirado no chão, sem forças.

“Os animais estavam no quintal, sem cuidados, sem comida e sem água. Estavam cheios de carrapatos. Algumas pessoas jogaram alguns alimentos pelas grades do portão, mas o que vimos foi horrível, uma situação bem evidente de maus-tratos. O filhote não aguentava mais andar. E ele deve ter uns 2 ou 3 meses apenas”, contou a representante da Saau.

Após uma avaliação, a equipe da entidade levou os dois cães adultos para o canil/abrigo da Saau. Eles estão recebendo os cuidados necessários. No entanto, os resgatistas encaminharam o filhote para a clínica, onde está tomando soro e fazendo exames, entre outros procedimentos.

Ninguém foi preso, pois o imóvel estava aparentente desabitado.

Maus-tratos em Umuarama

Ana Polaquini afirmou em conversa com OBemdito que situações de maus-tratos aos animais são muito frequentes em Umuarama. A presidente da Saau disse praticamente todos os dias recebe denúncias.

“Nesse caso, acredito que os cães estavam há uns 15 dias abandonados. Eles conseguiram sobreviver com os alimentos que as pessoas colocaram para dentro do quintal por meio das grades do portão. Porém, sempre atendemos  

Denúncias

As denúncias de casos de maus-tratos são imprescindíveis para socorrer aos animais e prender os autores. A população pode denunciar as ocorrências através do telefone 156 (Prefeitura), (44) 3624-7630 (Polícia Ambiental – Força Verde).

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

4 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

5 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

6 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

7 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

9 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais