Brasil

Receita Federal começa a receber declaração pré-preenchida do IR 2025 nesta terça-feira

A Receita Federal começa a receber, nesta terça-feira (1º), a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, referente ao ano-base 2024. Esse formato facilita o preenchimento ao carregar automaticamente informações como rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, eliminando assim a necessidade de digitação manual por parte do contribuinte.

Entretanto, para utilizar a declaração pré-preenchida, é necessário possuir uma conta gov.br de nível Prata ou Ouro. Caso o contribuinte não realize sua própria declaração, ele pode conceder autorização de acesso por meio do site ou aplicativo Meu Imposto de Renda, permitindo que qualquer CPF ou CNPJ acesse as informações sem precisar compartilhar a senha gov.br.

O prazo para o envio desse modelo começa 13 dias após o início do período regular de entrega do IR, que teve início em 17 de março.

Impacto da greve e mudanças nos dados disponíveis

A liberação tardia da declaração pré-preenchida está relacionada, principalmente, à greve dos auditores fiscais da Receita Federal, que reivindicam reajustes salariais. Como resultado, até as últimas semanas os contribuintes que tentavam acessar esse formato viam apenas informações básicas, como CPF, endereço e rendimentos recebidos.

A partir desta terça-feira, novas informações serão disponibilizadas automaticamente, incluindo:

  • Contribuições para previdência privada;
  • Atualização de saldos em contas bancárias e poupanças;
  • Atualização de saldos de fundos de investimento;
  • Imóveis adquiridos no ano-calendário;
  • Doações realizadas em 2024;
  • Contas bancárias e fundos de investimento ainda não declarados;
  • Contas bancárias no exterior.

Expectativa de adesão ao modelo pré-preenchido

A princípio, a Receita Federal estima que 26,33 milhões de declarações sejam entregues por meio do modelo pré-preenchido neste ano, o que representa 57% do total esperado. Em 2024, esse número foi de 17,89 milhões, correspondendo a 41,2% das declarações.

De acordo com as informações do órgão, até a manhã desta segunda-feira (31), 5,21 milhões de declarações já haviam sido enviadas. O prazo final para entrega do documento segue até 30 de maio e a Receita espera receber um total de 46,2 milhões de declarações.

Leia mais: Imposto de Renda 2025: confira o que esperar do anúncio da Receita Federal

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Nível do Rio Piquiri sobe e balsa entre Terra Roxa e Francisco Alves é paralisada

A travessia por balsa do Rio Piquiri está paralisada devido ao aumento do nível da…

13 minutos ago

Abstenção chega a 33,4 milhões no 1º turno das eleições e bate recorde

A abstenção no primeiro turno das Eleições 2026 chegou a 33,4 milhões de eleitores no…

32 minutos ago

Palio que capotou em Umuarama é flagrado na contramão e em alta velocidade; veja o vídeo

Um Fiat Palio Weekend que capotou na manhã desta segunda-feira (5), em Umuarama, foi flagrado…

53 minutos ago

PR-323 terá Pare e Siga e serviços em Umuarama e região nesta segunda-feira

Trabalhos da EPR Paraná atingem trechos de Tapejara, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Perobal, Cafezal do…

1 hora ago

Jovem sem CNH capota carro em Umuarama e é preso por embriaguez ao volante

Um jovem de 19 anos foi preso por embriaguez ao volante após capotar um Fiat…

1 hora ago

Nonsugar chega em sachê de 50 mg com proposta de praticidade e alto dulçor

A Nutrimax apresenta ao mercado uma nova forma de consumo do Nonsugar, agora disponível em…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais