Mundo

Daniel Alves tem condenação por estupro anulada na Espanha

A Justiça espanhola anulou nesta sexta-feira (28) a condenação por estupro do ex-jogador brasileiro Daniel Alves. O Tribunal Superior da Catalunha tomou a decisão de forma unânime, reviu a sentença anterior e, por fim, absolveu o ex-atleta.

Anulação da condenação de Daniel Alves

O tribunal considerou que houve “imprecisões”, bem como, “déficits” na decisão que havia condenado Alves a quatro anos e seis meses de prisão. Além disso, a corte também concordou com os argumentos da defesa do brasileiro sobre a “falta de confiabilidade do depoimento” da vítima durante o julgamento realizado em fevereiro de 2023.

A vítima manteve a mesma versão desde o início da denúncia, afirmando que o jogador a estuprou dentro de um banheiro da área VIP de uma discoteca em Barcelona, no dia 30 de dezembro de 2022. Já Daniel Alves mudou seu relato três vezes ao longo do processo. Inicialmente, ele negou conhecer a jovem, mas depois admitiu que teve uma relação sexual com ela, alegando que foi consensual.

Leia também: Terremoto de 7,7 graus atinge Mianmar; efeitos foram sentidos na Tailândia e China

Lacunas no julgamento

Os magistrados apontaram que a decisão de primeira instância continha “lacunas, imprecisões, inconsistências e contradições” na fundamentação dos fatos. Entre os pontos destacados na sentença estão:

  • A condenação se baseou exclusivamente no depoimento da vítima, sem que sua versão fosse comparada a outras provas, como impressões digitais e evidências de DNA biológico.
  • A equipe não verificou trechos do relato da denunciante com gravações do sistema interno de câmeras da boate.
  • A sentença confiou “de forma subjetiva” na declaração da jovem, sem buscar elementos adicionais de comprovação.
  • A vítima recebeu a consideração de “uma testemunha não confiável” porque algumas de suas declarações não foram verificadas.
  • Os padrões da presunção de inocência estabelecidos pela União Europeia não foram atendidos no julgamento.

A decisão não afirma que a versão de Daniel Alves — de que a relação foi consensual — seja a correta. No entanto, os juízes sustentam que as inconsistências na acusação impedem que se aceite a hipótese da Promotoria como comprovada.

Leia mais: Polícia prende homem que atraiu menina de 6 anos com celular de prima e a estuprou

Argumentos da acusação contra Daniel Alves

Exames de corpo de delito indicaram a presença de sêmen na vagina da jovem. Além disso, funcionários da discoteca relataram que a vítima saiu do banheiro chorando e muito abalada logo após Alves deixar o local.

A Promotoria de Barcelona havia recorrido da sentença inicial pedindo o aumento da pena para nove anos sem direito a fiança. Já os advogados da denunciante buscavam uma pena ainda maior, de 12 anos de reclusão. No entanto, a Justiça rejeitou ambos os recursos.

O tribunal também negou o pedido da Promotoria para que Alves retornasse à prisão. Desde março de 2023, o ex-jogador estava em liberdade provisória após pagar uma fiança de 1 milhão de euros.

Repercussão da decisão

A advogada de Daniel Alves celebrou a anulação da condenação. Em entrevista à rádio espanhola RAC1, afirmou: “Estamos muito felizes. Agora a Justiça foi feita e mostrou que Alves é inocente”.

Com a decisão do Tribunal Superior da Catalunha, como resultado, o ex-jogador fica livre de qualquer acusação na Justiça espanhola. Entretanto, seus advogados ainda não se pronunciaram sobre os próximos passos do caso.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido no Jardim Petrópolis

Uma colisão entre um automóvel e uma motocicleta deixou um homem de 37 anos ferido…

4 horas ago

PM registra furto de furadeira que estava dentro de carro na avenida Manaus

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma furadeira de cor laranja no bairro…

4 horas ago

Motociclista fica ferido após colisão no cruzamento da Castelo Branco com a Ney Braga

Um motociclista de 38 anos ficou ferido após se envolver em um sinistro de trânsito…

4 horas ago

Bandido rouba celular de idoso no centro de Umuarama e foge de bicicleta

Um bandido roubou o celular de um idoso de 72 anos no centro de Umuarama,…

5 horas ago

Novo ciclone extratropical se aproxima e Paraná pode ter temporais a partir de terça-feira

Um novo ciclone extratropical deve provocar uma mudança significativa no tempo no Sul do Brasil,…

5 horas ago

Ministério da Fazenda mantém subsídio de R$ 2,12 por litro ao óleo diesel

O Ministério da Fazenda publicou uma portaria que assegura a manutenção da subvenção de R$…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais