Política

Vereadora propõe distribuição de absorventes higiênicos a mulheres em vulnerabilidade

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Umuarama desta segunda-feira (20), além de vários requerimentos para publicação e diversas deliberações, a pauta da ordem do dia contou com quatro projetos para apreciação dos parlamentares.

O Projeto de Lei Ordinária 30/2021, assinado pela vereadora Cris das Frutas, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão e votação. A proposta objetiva instituir o Programa Municipal ‘Conforto Seguro’, que propõe a distribuição de kits com absorvente higiênico íntimo a mulheres de baixa renda ou em condições de vulnerabilidade social.

A iniciativa deve ser efetivada pelo Poder Executivo Municipal por meio das secretarias municipais competentes. Além dos kits, a proposta visa o desenvolvimento de ações como a realização de seminários, cursos e palestras, com foco específico de orientar sobre o programa, assim como abordar a necessidade de se utilizar corretamente o absorvente higiênico íntimo.

Também em pauta, o Projeto de Lei 037/2021, estava em segunda apreciação na Casa Legislativa, tendo sido aprovado por unanimidade em dois turnos. O texto é de autoria do Poder Executivo e tem como objetivo a cessão de servidores efetivos do Poder Executivo Municipal de Umuarama para o Estado do Paraná, de forma que venham a prestar serviços no 6º Subgrupamento de Bombeiros Independentes de Umuarama.

Tais profissionais viriam a colaborar na manutenção da sede do Corpo de Bombeiros de Umuarama. A determinação é que sejam cedidos servidores de provimento efetivo (concursados) em cargo de auxiliar de serviços gerais. A cessão deve ser realizada com ônus para o cedente e prazo determinado de até 2 anos, admitida a prorrogação por igual período até o limite total de 8 anos.

As outras duas matérias em pauta dizem respeito à denominação de vias públicas e ambas foram aprovadas por unanimidade. Tratam-se dos Projetos de Decretos Legislativos 12 e 15/2021, de autoria do vereador Ronaldo Cruz Cardoso, aprovado por unanimidade em primeira discussão e votação. 

Foto: Assessoria Câmara

(Redação OBemdito e Assessoria)

Redação

Recent Posts

Homem é esfaqueado após discussão com cunhado em Umuarama

Homem de 36 anos foi esfaqueado após uma discussão com o cunhado no Conjunto Sonho…

12 minutos ago

Suspeito de tráfico de drogas e foragido são presos no Jardim União, em Umuarama

Suspeito de tráfico de drogas e homem com mandado de prisão são detidos pela PM…

31 minutos ago

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

13 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

13 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

13 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais