Umuarama

Atrações educativas marcam a fazendinha na Expo Umuarama

A Fazendinha da Expo Umuarama é um dos locais mais visitados do evento. Localizado no Parque de Exposição Dario Pimenta da Nóbrega, o espaço, com 1 hectare, é um verdadeiro laboratório a céu aberto e uma das atrações educativas da Exposição. Organizado pelo IDR-Paraná, em parceria com a Sociedade Rural de Umuarama, o projeto é um ponto de encontro entre o rural e o urbano.

O local, que representa uma propriedade agropecuária, reúne experiências e pesquisas de instituições como UEM, Unipar e Colégio Estadual Agrícola de Umuarama. Uma das atrações educativas principais são as réplicas de dinossauros. Elas fazem referência aos fósseis encontrados em Cruzeiro do Oeste, município do Paraná.

No aspecto educativo, a Fazendinha é um centro de aprendizado. A Unipar contribui com um jardim sensorial, onde os visitantes experimentam diferentes cheiros e texturas de plantas. Além disso, o público pode conferir exposições de morcegos, maquetes de lavouras e propriedades rurais, e até um sistema hidropônico para cultivo de alface. Também há uma horta tradicional e pequenas roças com milho, mandioca e banana.

Os cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária da UEM e Unipar são destaque, com atividades que promovem a conscientização sobre o campo. No estande do Colégio Agrícola, é possível degustar mel produzido em um apiário administrado pelos estudantes.

Rafael Meier, gerente regional do IDR-Paraná, destaca a importância do projeto. “A Fazendinha é um palco de aprendizado, onde visitantes conhecem as raízes da cidade e a relevância do campo para sua existência”, diz ele.

(OBemdito com informações Assessoria Expo Umuarama)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

5 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

36 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

1 hora ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

1 hora ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais