Foto: Assessoria Expo Umuarama
A raça Purunã, desenvolvida no Paraná, se destaca na Expo Umuarama. O gado, criado pela fazenda modelo do IDR-Paraná, é conhecido pela robustez e desempenho superior.
O gado Purunã possui características que chamam atenção dos pecuaristas. Entre elas, destacam-se a precocidade, bom rendimento de carcaça e carne macia. O acabamento e marmoreio da carne são excelentes. Além disso, o Purunã apresenta bom ganho de peso, rusticidade e habilidade materna. O peso leve ao nascer também é uma característica apreciada pelos criadores.
A raça foi desenvolvida a partir de cruzamentos realizados há 30 anos, com 25% de Aberdeen Angus, Canchim, Charolês e Caracu. O resultado foi um animal rústico e de alto rendimento. Reconhecida oficialmente há apenas oito anos, a raça Purunã já está presente em diversas fazendas, especialmente no Norte e Nordeste do Brasil.
Na Expo Umuarama, o touro Purunã 08J, de 4 anos, atraiu a atenção do público. Ele é um dos exemplares da fazenda modelo do IDR-Paraná, localizada em Ponta Grossa. Acompanhado de vacas, bezerros e tourinhos, o touro é uma verdadeira estrela no pavilhão do evento. Embora os animais não estejam à venda, o técnico especializado Clóvis Ay Moré informou que há exemplares disponíveis para comercialização.
Além das qualidades mencionadas, o Purunã também é resistente ao calor e aos parasitas. Seu temperamento dócil e boa produção de leite são outros fatores que tornam a raça atraente. O nome Purunã é uma homenagem à Serra Purunã, nos Campos Gerais do Paraná, região de origem da raça.
O Purunã é a primeira raça de bovino para corte desenvolvida no Paraná e a única criada por um centro estadual de pesquisa no Brasil. Clóvis Ay Moré destaca o orgulho de o Paraná estar na vanguarda, com uma contribuição importante para a produção de carne no país e para a ciência.
(OBemdito com Assessoria Expo Umuarama)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais