Fotos: Assessoria PMU
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável aprovou a pavimentação de duas importantes estradas rurais de Umuarama em reunião ordinária. O encontro contou com a presença de membros, suplentes e convidados. A pauta incluiu ainda a eleição da mesa diretora e a apresentação da lei 4832/25, que cria o conselho, além de assuntos gerais.
O secretário municipal da Agricultura, Geraldo Remor Pikler, agradeceu as presenças e destacou a relevância do conselho para o desenvolvimento rural do município. Com a leitura da lei 4832/25, os conselheiros foram informados sobre a composição do conselho, entidades participantes e respectivos membros.
Além disso, os integrantes receberam orientação sobre as competências de cada um e atribuições da mesa diretora. As instruções gerais sobre a atuação da organização também estavam na pauta.
Daliane Gomes Batista Zaina (engenheira do Cibax) expôs o projeto de pavimentação da estrada 215 (7.940 m) em Serra dos Dourados. A apresentação contou com o apoio dos engenheiros Gustavo Felipe Bácaro e Roberto Ferreira Coelho Junior (Prefeitura de Umuarama). O conselho também aprovou a pavimentação de um trecho de 2.100 metros na estrada Divisora.
Por fim, o grupo autorizou a pavimentação da estrada João Baraniuk em dois segmentos: um de 1220 m e outro de 500 metros. Eles ligam a estrada Fumaça (Xambrê) ao distrito de Roberto Silveira (Umuarama). A divisão em trechos ocorreu devido à mudança na divisa geopolítica entre os municípios.
Na eleição da mesa diretora, os integrantes do conselho aprovaram a nova presidente por votação unânime. Angélica Oliveira Rocha, da Associação dos Criadores de Gado Leiteiro e Entregadores de Leite de Umuarama (Apelu), assume a função de capitanear o grupo.
Os conselheiros elegeram José Carlos Konio Shimizu, da Associação Profissional do Comércio Varejista e dos Pequenos Produtores e Feirantes de Hortifrutigranjeiros de Umuarama (Aprofeuma), como vice-presidente. E escolheram o secretário Geraldo Remor Pikler para a função de secretário-executivo. O suplente é Fábio César Pereira Souza.
O conselheiro José Antônio de Andrade Duarte (Seab) explicou a importância das parcerias entre as entidades. Inclusive, através desses acordos é possível conquistar verbas e fazer a gestão de projetos na área rural. Duarte citou como exemplo a parceria entre órgãos do governo do Estado (Seab, IDR/PR e Adapar) e o consórcio de municípios da bacia do rio Xambrê (Cibax).
Por fim, o representantes da Seab reafirmou o prestígio do conselho na aprovação de projetos. Ele destacou os recursos assegurados para o Restaurante Popular, pavimentação de estradas e aquisição de equipamentos e implementos.
Logo após, a engenheira Daliane repassou informações sobre a readequação de terraços. O trabalho acontecerá nas nas estradas Nakata, Drongo e João Baraniuk, totalizando 140 km. Conforme a profissional, a readequação contará com recursos da Hidrelétrica de Itaipu.
(Informações: Assessoria PMU)
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais