Umuarama

Seminário da Expo Umuarama debate projeto ‘Alho livre de vírus’

A Expo Umuarama sediará o ‘Seminário Estadual do Projeto Alho Livre de Vírus’ nesta terça (17) e na quarta (18). O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) promove o evento. O seminário integra a programação técnica da 50ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama.

Na pauta principal estarão relatos de experiências no cultivo de alho livre de vírus nas diversas regiões do Paraná, bem como o resultado do projeto no Estado, que tem parceria da Unidade de Hortaliças da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Hortaliças).

O evento começa às 8h30 e segue até às 17h; haverá relatos de experiência de produtores de Guarapuava, Irati; Ivaiporã, Arapoti, Wenceslau Braz, Curitiba e Umuarama.

O tema ‘Programa da Cultura do Alho’ fica por conta do engenheiro agrônomo Paulo Andrade, da Seab/Deral; e para discorrer sobre ‘Sistema de Produção do alho – conjuntura nacional’, os organizadores convidaram o engenheiro agrônomo Rafael Corsino, presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa).

A doutora em agronomia Lenita Haber encerra o paunel de debates na terça-feira (18). Ela vai falar sobre ‘Resultados do Termo de Cooperação Embrapa x IDR-Paraná’.

Na quarta (19), os debates ficam centrados nos temas ‘Apresentação do Termo de Cooperação Embrapa e IDR-Paraná’ e ‘Planejamento Estratégico para o cultivo de alho livre de vírus safra 2025’. O encerramento será com uma visita técnica à propriedade com telado para multiplicação de alho livre de vírus’.

Sobre o projeto ‘Alho Livre de Vírus

O Projeto Alho Livre de Vírus funciona através de parceria entre a Embrapa Hortaliças e o IDR-Paraná. Os órgãos repassam uma quantidade de sementes de alho livre de vírus para uma organização de produtores. A escolha em Umuarama foi pela Cooperativa dos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu). A cooperativa se responsabiliza pela multiplicação das sementes.

Em princípio, essas sementes são multiplicadas em estufas com tela antiafídeo, para não permitir entrada de insetos vetores que possam contaminar o material. Posteriormente as sementes são entregues aos produtores interessados e selecionados para o cultivo do alho.

Os produtores recebem as sementes para cultivo e se comprometem a devolver uma porcentagem para que a Cooperu repasse para mais produtores. A assistência técnica fica por conta do IDR-Paraná e pela Prefeitura Municipal de Umuarama.

(Informações: Assessoria Expo Umuarama)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

3 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

3 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

4 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

4 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

5 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais