A Apollu’s Band no palco de uma das muitas antigas edições da Expo Umuarama. Foram tantas apresentações durante longo tempo que os umuaramenses nutrem verdadeira paixão pelo talento musical desses artistas de Apucarana que ganharam fama nacional - Foto: Arquivo/Reprodução
Um show que só foi possível devido a uma atitude louvável. Assim foi a apresentação do Rei Roberto Carlos na Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Umuarama (Exapiu) e a ajuda da Apollu’s Band.
Um grupo musical que tem fortes raízes na história da Expo Umuarama é a Apollu’s Band. O grupo teve participação ativa partir da primeira Exapiu e em incontáveis edições da mostra agropecuária. Por isso, nem é possível lembrar o número de vezes que ocupou o palco do evento. Além de ter seu repertório próprio com músicas de vários gêneros musicais da época, ela acompanhou muitos artistas que estrelaram shows no Parque Exposições.
Ela foi formada em 1966 por Sérgio Signolfi, um artista apaixonado por música, na cidade paranaense de Apucarana. E se tornou uma das mais famosas bandas de bailes e shows de feiras agropecuárias do Brasil pelo talento de seus músicos.
Seu repertório maravilhoso mescla músicas românticas, MPB, samba e xote. Mas o gênero que mais retumbava nas suas apresentações era, indiscutivelmente, o rock and roll que agitava as massas que lotavam as majestosas festas que eles abrilhantavam.
Mas o registro histórico que eu quero fazer foca um fato impressionante ocorrido na nossa Expo 1977, que ganhou repercussão nacional…
O show estava marcado para o domingo de encerramento da Exapiu 1977. E as multidões de moradores de Umuarama e das cidades vizinhas foram chegando desde a manhã e à tarde o Parque estava lotaaado…
No final da tarde, lá pelas 18 horas, chegou a retumbante informação de que o super caminhão pesado com os instrumentos do conjunto (e equipamentos sonoros) que acompanhava Roberto Carlos havia quebrado perto de Cianorte.
Os organizadores endoidaram e saíram em disparada para aquela cidade onde procuraram por todos os cantos mecânicos e peças novas para repor as danificadas para ‘salvar a máquina’ para que ela pudesse chegar a Umuarama trazendo os valiosos e numerosos equipamentos de som…
Isso não aconteceu, claro! O comércio daquela cidade estava fechado pois, repito, era domingo!!! Então seguiram para Maringá, na esperança de lá resolver o incrível problema. A Cidade Canção estava deserta, afinal – repito – era domingo!!!
O grupo de umuaramenses que foi tentar dar fim no problemão, desencantado da vida, ligou de lá informando que tudo havia dado errado… Felizmente, assessores superaram o pânico ao encontrar a única solução: usar os equipamentos da Apollu’s Band! E assim foi feito depois de tantas horas de desespero tanto dos organizadores como dos fãs que sonhavam em ver o Rei cantar! Passava da meia-noite e, depois de tudo pronto em seu palco, mandou brasa com seus fantásticos sucessos.
O que ninguém esperava aconteceu. Apesar de ver Roberto Carlos ao vivo, o público mostrou a sua tristeza e protestou contra a demora e em grupos foi se retirando da arena do show… E menos de meia hora ficou quase toda vazia e os que resistiram se amontoaram à frente do palco e assistiram o show até o fim! A festa só não acabou antes graças ao bondoso gesto da galera da Apollu’ Band…
Relembrem a tumultuada apresentação do Rei Roberto Carlos clicando aqui.
Depois que Roberto Carlos rumou em disparada para o hotel onde estava hospedado, o empresário procurou o líder da banda e fez o convite que o famoso artista pediu. Ele esperaria todos os músicos da Apollu’s Band para um café da manhã especial no Olinda Palace Hotel!
Convite aceito. Na manhã da segunda-feira todos músicos da banda e do Roberto confraternizaram no restaurante do hotel. Foi o monento de saborear um inesquecível cardápio matinal em companhia do cantor mais famoso do Brasil!!! Eles ficaram felizes e superaram o sofrimento suportado no domingo, pois a Apollu’s Band durante muitas horas seguidas ficou cantando e tocando para aliviar os momentos angustiantes da multidão…
Num gesto de homenagem, faço questão de registrar para a posteridade os nomes do elenco de músicos que formavam a Apollu’s Band: Nei, Naná e Renato (vocalistas), Nelson (baixo), Mozart (guitarra), Paulinho (bateria), Julinho (teclados), Dirceu e Miro (técnicos de som). (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO).
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais