Foto: Igor Gobbo/SRU
O jubileu de ouro da Expo Umuarama começou com um brilho especial, na noite desta quinta-feira (13). A solenidade de abertura foi marcada por citações de reconhecimento, lembranças emocionadas e anúncios importantes para o desenvolvimento regional, característica do evento.
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Natalino Avance de Souza, ressaltou o tamanho da Expo, que cresce a cada ano. Ele trouxe uma saudação especial do governador Carlos Massa Ratinho Junior ao presidente da SRU, Milton Gaiari, e aos visitantes da exposição.
Também estiveram presentes os deputados federais Zeca Dirceu (PT) e Tião Medeiros (Progressistas). Ambos se comprometeram em trabalhar pela destinação de recursos para o desenvolvimento da olericultura no município. O pedido foi feito pelo prefeito Fernando Scanavaca, que quer fortalecer o setor.
Scanavaca anunciou que está em tratativa com a UEM (Universidade Estadual de Maringá) para a instalação de um curso de medicina no campus da instituição de ensino, em Umuarama. Seria o segundo curso superior nesta área, na cidade.
A UEM está presente na Expo Umuarama 2025 com uma área de aproximadamente 2 mil metros quadros, no Pavilhão de Indústria e Comércio. São muitas atrações, entre elas o Mudi (Museu Dinâmico Interdisciplinar), o giroscópio humano e a mostra sobre a mata atlântica, com réplicas de animais que habitam o bioma.
O reitor Leandro Vanalli, que já foi professor da universidade em Umuarama, agradeceu a Sociedade Rural pela parceria e afirmou que a expectativa é que milhares de pessoas visitem o local.
Em um discurso repleto de memórias, o ex-governador Orlando Pessuti reiterou seu carinho pela Expo Umuarama e pelos umuaramenses. Lembrou dos momentos de intensa alegria no evento e também de um grande susto, ao sofrer um infarto. Foi socorrido pelo médico João Jorge Hellu, do Hospital Cemil.
“Salvou minha vida. Pediu para eu diminuir o ritmo, mas 15 dias depois eu estava carregando novamente uma grande carga de stress. Não sei viver de outra forma”, disse Pessuti, que atualmente é diretor administrativo do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Milton Gaiari enalteceu a importância do trabalho em equipe para que um evento da magnitude da Expo Umuarama saia do plano das ideias para a realidade. “Eu não sou a melhor pessoa nas palavras, mas tudo o que eu faço, eu gosto de fazer bem feito. E se é para fazer para as pessoas, precisa ser especial. Umuarama merece o nosso melhor”.
A Expo Umuarama terá uma programação intensa nesta sexta-feira (14), tanto na agenda técnica (do agro) quanto na área política. O presidente da Itaipu, Hênio Verri, visitará o evento às 14h. No início da noite acontecerá a sessão itinerante da Assembleia Legislativa do Paraná, com deputados estaduais de todo o Estado.
A agenda de shows será aberta às 23h30, com Luan Santana.
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais