Estande da Alep, na Expo Umuarama: sessão está prevista para começar às 18h - Foto: Igor Gobbo/ Assessoria Expo Umuarama
A Expo Umuarama está se transformando em um ponto estratégico para a articulação política e o debate de políticas públicas. A feira começa nesta quinta (13) e segue até o dia 23 de março. A exposição já é consagrada como um tradicional evento agropecuário do noroeste do Paraná, monimentando o setor do agronegócio e atraindo milhares de visitantes.
No entanto, a Expo Umuarama está se consolidando como um espaço que reúne lideranças políticas, secretários de governo e parlamentares. Na 50ª edição acontecem importantes eventos que discutem temas cruciais para a região.
A programação contempla painéis sobre infraestrutura, desenvolvimento regional e incentivos ao setor produtivo. Assim, a feira se tornou um espaço privilegiado para negociações e alinhamentos políticos. “Isso consolida a Expo como um palco de diálogo entre representantes do poder público e a sociedade civil”, afirma o presidente da SRU (Sociedade Rural de Umuarama), Milton Gaiari.
“Com essa dinâmica, a Expo Umuarama não apenas mantém sua relevância econômica, mas também se firma como um polo de debate e articulação política no cenário estadual”, acrescenta Gaiari.
O presidente da SRU cita a presença de autoridades estaduais e federais para destacar a importância da Expo Umuarama como um termômetro das demandas regionais: “A expectativa é de que as discussões realizadas durante o evento influenciem decisões estratégicas e políticas voltadas ao desenvolvimento do Paraná”.
A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) agendou sessão no Parque de Exposição Dario Pimenta da Nóbrega. O evento acontece nesta sexta-feira (14) e começa às 18h. A sessão será comandada pelo presidente da entidade, Alexandre Curi. A Assembleia Itinerante reunirá vários deputados estaduais, prefeitos, vereadores e outras lideranças.
A Assembleia Legislativa realiza a sessão na Expo Umuarama pelo segundo ano consecutivo. Além disso, a Casa de Leis estadual repete a iniciativa de instalar no Parque um estande para atender a população. O objetivo é beneficiar o Noroeste com o Assembleia Itinerante. O projeto promove a descentralização do poder legislativo estadual e permite a captação de pedidos e sugestões.
A Amerios (Associação dos Municípios de Entre Rios) também aproveita o movimento da Expo Umuarama para uma reunião com os prefeitos que fazem parte da entidade. O encontro será nesta sexta, a partir das 16h no auditório Ademar Uliana Filho.
A iniciativa tem por objetivo fortalecer o diálogo entre os gestores municipais e ampliar ações conjuntas para o desenvolvimento dos 21 municípios que compõem a Amerios.
Entre outros eventos, a Expo Umuarama também será palco do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura. A reunião está agendado para esta sexta-feira a partir das 8h30. Os assuntos pautados tratam do papel da Secretaria e do secretário.
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Natalino Avance de Souza é um dos convidados. Ele abordará temas ligados a políticas públicas de estímulo à agropecuária e fomento ao agronegócio (Sistema Seagri).
E o outro palestrante é o diretor-presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), médico veterinário Otamir Cesar Martins. Ele dará ênfase à importância da adesão dos municípios ao Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade).
(Informações: Assessoria Expo Umuarama/Graça Milanez)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais