Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Pronto Atendimento Municipal 24 Horas de Umuarama (PA24h) orienta a população que a unidade não repassa informações de pacientes por telefone. Muito menos detalhes sobre seus diagnósticos, em atenção à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018). Solicitações deste tipo de informação – de forma exaltada, em alguns casos – têm gerado transtornos para os servidores que atuam na unidade.
De acordo com a coordenadora Cíntia Braga, a situação é recorrente. “Há algum tempo, já, estamos tendo problema com pessoas que não entendem – ou não aceitam – o cumprimento da determinação legal. Não podemos e não vamos passar informações de pacientes por telefone, isso está na lei e é também uma determinação da Secretaria Municipal de Saúde”, reforçou.
Familiares e pessoas próximas de pacientes atendidos no PA24h de Umuarama, em casos de urgência e emergência, acabam se exaltando diante da negativa. “Não passamos informação por telefone, tem que ser pessoalmente ou junto a algum acompanhante que esteja auxiliando o paciente”, acrescentou Cíntia Braga.
No caso de informações acerca das condutas que podem ser feitas em casa, pelos familiares, após a alta do paciente, a população pode entrar em contato diretamente com o SAMU pelo telefone 192.
(Assessoria PMU)
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
Este site utiliza cookies
Saiba mais