Umuarama

Combate ao abandono escolar em Umuarama ganha reforço com ações integradas

A Secretaria Municipal da Educação promoveu, nesta segunda-feira (11), uma reunião para articular estratégias de combate ao abandono escolar. O encontro reuniu gestores, assistentes sociais e profissionais de saúde para alinhar ações.

A iniciativa busca diminuir a infrequência de alunos nas escolas municipais e estaduais. “Combater o abandono escolar é um desafio coletivo. Precisamos direcionar os encaminhamentos corretamente para garantir o acesso à educação”, afirmou a secretária Letícia Labiak.

Ações integradas para prevenir evasão

A reunião contou com representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. A secretária Maria Luísa Bertoco destacou a importância da colaboração intersetorial. “A evasão escolar está ligada a questões sociais e econômicas. Precisamos atuar juntos para oferecer suporte adequado”.

A chefe da Divisão de Saúde Mental, Amanda Cordeiro Lazzarim, ressaltou o impacto da saúde psicológica no desempenho escolar. “Muitas crianças abandonam a escola devido a problemas emocionais. Um olhar atento pode mudar essa realidade”.

Fatores que influenciam o abandono na educação

A desistência escolar pode ser causada por vulnerabilidades familiares, violência e dificuldades financeiras. Viviane Aparecida da Silva Lopes, do setor de Documentação Escolar, explicou que o fenômeno tem origem dentro e fora das escolas. “A organização social e a situação econômica das famílias afetam diretamente a frequência dos alunos”.

Programa de Combate ao Abandono Escolar

O programa conta com equipe multidisciplinar, formada por profissionais do Núcleo Regional de Educação, assistentes sociais e psicólogos. Representantes do Conselho Tutelar, Guarda Mirim e serviços de assistência também participaram da reunião.

A proposta é criar fluxos eficazes para identificar e atender alunos em risco de abandono. “Com a integração entre os setores, as escolas saberão a quem recorrer para cada situação”, concluiu Viviane.

A educação é um direito fundamental. A iniciativa reforça a necessidade de ações preventivas para garantir que todas as crianças permaneçam na escola.

(OBemdito com informações Assessoria PMU)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

8 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais