Umuarama

Cemitério de Umuarama tem área de ampliação que já está ligada por via pavimentada

O Cemitério Municipal de Umuarama já conta com ligação asfáltica entre a parte antiga e o terreno que foi incorporado para ampliação da capacidade de sepultamentos. Na última semana, uma equipe da Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos concluiu a pavimentação da rua de acesso à nova área, que fica nos fundos do Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa.

O serviço se concentra agora na regularização do talude lateral aos muros do cemitério antigo para correção e plantio de grama. De acordo com o diretor-presidente da Administração de Cemitérios e Serviços funerários (Acesf), Benedito Moreno dos Santos, a ampliação incluirá 918 novos terrenos para jazigos com a possibilidade de sepultar mais de 1.800 falecidos – já que cada espaço pode receber dois túmulos (um sobre o outro).

“Além disso, futuramente a área receberá um gavetário que vai estender ainda mais a capacidade de sepultamentos – que hoje variam entre 120 e 150 por mês, em média. Com a ligação asfáltica restam agora apenas pequenos ajustes, como calçada e acesso a pedestres, para a área ser libera aos sepultamentos”, completou o diretor.

Recadastramento no cemitério de Umuarama

O diretor-presidente explica que a Acesf está convocando concessionários de terrenos no cemitério de Umuarama para atualização de dados cadastrais. O trabalho é destinado a aquisições de terrenos anteriores a 2019.

O recadastramento é necessário para atualizar o banco de dados, melhorar o controle de gestão e facilitar o contato com o responsável, se necessário. Além disso, integrar a localização dos lotes por coordenadas geográficas na ferramenta ‘Pesquisa de Falecidos’, no site www.obituario.umuarama.pr.gov.br.

Quem cadastrou dados recentemente não precisa repetir o processo. No caso de túmulo em situação de abandono/ruínas, sem cuidado por longos períodos ou não visitado, a Acesf busca a regularização junto aos concessionários.

Não sendo possível o contato, inicia-se processo de reversão do terreno conforme a legislação. Neste caso, são respeitados prazos e etapas, para que o espaço possa ser novamente ocupado no futuro. O atendimento deve ser agendado pelo telefone (44) 3622-5878.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais